10 livros de organização e produtividade para ler em 10 meses

O ano está caminhando, e como andam as suas metas? Você possui metas de estudar assuntos específicos ou simplesmente ler mais? Desde o ano passado tentamos manter esse hábitos com livros de organização e produtividade. Falamos dos que nos marcaram ano passado aqui no blog. Nós mantemos a frequência da leitura com ajuda do Wish Planner de Hábitos. Esse ano já lemos alguns e ainda temos outros na nossa lista que gostaríamos de compartilhar com vocês e também receber suas sugestões. Anotamos cada livro a ser lido nos meses correspondentes Plano Anual do Wish Planner Mensal.  Muitos daqui foram indicações que recebemos no instagram e facebook e agradecemos imensamente.

1.   Foco – Daniel Goleman

Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho. Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e a realização e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.

2. Trabalhe 4 horas por semana – Timothy Ferris

O livro trás uma proposta de novo conceito de trabalho, rotina e planos futuros. Lemos a indicação no Nômades Digitais e ficamos curiosos. Já estava na nossa lista há 2 anos.

3. Atenção Plena –  Mark Williams e Danny Penman

Mais do que uma técnica de meditação, a atenção plena (ou mindfulness) é um estilo de vida que consiste em estar aberto à experiência presente, observando seus pensamentos sem julgamentos, críticas ou elucubrações. Ao tomar consciência daquilo que sente, você se torna capaz de identificar sentimentos nocivos antes que eles ganhem força e desencadeiem um fluxo de emoções negativas – que é o que faz você se sentir estressado, irritado e frustrado.

Este livro apresenta um curso de oito semanas com exercícios e meditações diárias que vão ajudá-lo a se libertar das pressões cotidianas, a se tornar mais compassivo consigo mesmo e a lidar com as dificuldades de forma mais tranquila e ponderada.

4. A tríade do tempo –  Christian Barbosa

A partir do conceito de que o tempo se divide em três esferas (importante, urgente e circunstancial), o autor ensina como equilibrá-las para melhorar seu desempenho e como agir caso você esteja desperdiçando energia demais na esfera errada. A prática dessa metodologia, já testada e aprovada por milhares de pessoas, vai permitir que você encontre um momento para respirar entre uma tarefa e outra e consiga se dedicar ao que é realmente importante para sua vida. A Tríade do Tempo traz ferramentas modernas que podem ser colocadas em prática tanto por quem utiliza agendas convencionais quanto por quem prefere soluções tecnológicas.

 5. Criatividade S/a – Ed Catmull

Qual a fórmula do sucesso por trás de filmes adorados por multidões como Toy Story, Mostros S.A ou Procurando Nemo? Em Criatividade S.A., Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade, a Pixar, que ele ajudou a fundar, ao  lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe ás sessões de brainstorm, Catmull mostra como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

livro de produtividade

6. Rápido e devagar: duas formas de pensar – Daniel Kahneman

Nesta obra, Daniel Kahneman procura mostrar as formas que controlam a mente – o pensamento rápido, intuitivo e emocional e o devagar, lógico e ponderado. Daniel busca mostrar a capacidade do pensamento rápido, sua influência persuasiva nas decisões e até onde se pode ou não confiar nele. Segundo a obra, o entendimento do funcionamento dessas duas formas de pensar pode ajudar em decisões pessoais e profissionais.

7. Em busca de sentido – Viktor E. Frankl

O fundador da Logoterapia pretende mostrar neste livro como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Busca apresentar também, numa segunda parte, os conceitos tidos como básicos da logoterapia.

8. A coragem de ser imperfeito – Brene Brown

Este livro é sobre como deixar de se preocupar com “O que os outros vão pensar?” e acreditar que “Eu sou suficiente”.   A cada dia nos deparamos com uma enxurrada de imagens e mensagens da sociedade e da mídia nos dizendo quem, o que e como devemos ser.  A ideia de que só será feliz quem levar uma vida perfeita e ter um olhar perfeito sobre ela é muito discutida. Assim, acabamos sentindo vergonha de realizar algo no qual podemos fracassar.  E se eu não atender às expectativas? O que as pessoas vão pensar se eu falhar ou desistir? Quando posso parar de provar a mim mesmo?  Em A Arte da Imperfeição, Brené Brown ensina o leitor a lidar com a vergonha, aceitar seus defeitos e ser autêntico quando o assunto é viver bem e ser feliz.

9. O poder do agora – Eckhart Tolle

Tolle procurou elaborar um guia para a possível descoberta do potencial interior. Este livro pretende ser um manual que ensina as pessoas a tomar consciência dos pensamentos e emoções que podem impedi-las de vivenciar a alegria e a paz que estão dentro delas.

10. Produtividade para quem quer ter tempo – Geronimo Theml

O maior sofrimento da falta de produtividade não é viver estressado e preocupado. É quando você passa por incompetente por não entregar o projeto com excelência. É deixar nos seus clientes a impressão de que não se importa com eles, pois está sempre atrasado. É trabalhar muito, mas nunca ter dinheiro por não trazer resultados para a empresa. É nunca conseguir programar uma virada de vida, porque não sobra tempo nem para fazer o que já existe no dia. E ainda por cima transmitir a imagem de que não ama o cônjuge e os filhos, pois você nunca está presente na vida deles. Se você se identifica com uma dessas situações, este livro é para você. Geronimo Theml dominou o segredo da produtividade, e sua missão é fazer você ter muito mais resultados sem ter de trabalhar mais. Aprenda a criar tempo para fazer tudo o que precisa ser feito e ainda conseguir cuidar de si mesmo. Neste livro, Geronimo consegue ensinar produtividade para quem realmente precisa dela, para todas as pessoas que se pegam atordoadas com a própria vida, e que a partir de hoje vão estruturar seu dia a dia com resultados muito melhores.

 

Lidos no começo desse ano que indicamos:

GTD a Arte de fazer acontecer

Scrum. A Arte de Fazer o Trabalho na Metade do Tempo

A mente organizada – Como pensar com clareza na era da sobrecarga de informação

 

Quais você nos indica? Compartilha com a gente!

Posts Relacionados

One thought on “10 livros de organização e produtividade para ler em 10 meses

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *