Como se organizar no trabalho com os 5 Sensos

Hoje falaremos sobre uma das metodologias de produtividade mais antigas. Estamos falando dos 5 Sensos (5S), de origem japonesa essa metodologia é bastante popular em empresas que buscam a qualidade total nos seus processos. Mas ela é tão simples e eficiente que podemos utilizar no nosso dia a dia e ter ótimos resultados.

 

Os 5 Sensos são um conjunto de ações que objetivam a mudança de comportamento, com o objetivo de tornar o nosso ambiente mais produtivo e agradável. Ela tem esse nome, pois refere-se a cinco palavras japonesas que significam:

 

  • Seiri – Utilização
  • Seiton – Ordenação
  • Seiso – Limpeza
  • Seiketsu – Saúde
  • Shitsuke – Autodisciplina

 

A seguir falaremos um pouco de cada um dos 5 Sensos.

 

1. Senso de Utilização

É o primeiro passo para transformação do seu ambiente. Ele consiste em separar o necessário do desnecessário para liberar mais espaço e eliminar materiais que não utilizamos e apenas se acumulam no nosso ambiente.

 

Como aplicar o Senso de utilização:

  • Analise a real necessidade dos materiais no seu ambiente
  • Disponha-os “perto ou longe” de acordo com a frequência de uso
  • Descarte o que não é necessário

 

2. Senso de Ordenação

Esse senso é uma maneira de definir um local adequado e forma correta para cada coisa. Organize o espaço de forma eficaz, facilitando a localização e o acesso.

 

Como aplicar o Senso de Ordenação:

  • Defina um local para cada material
  • Identifique os locais de guarda (etiquetas são uma ótima maneira para identificar os locais)
  • Guarde os materiais similares no mesmo lugar

 

3. Senso de Limpeza

É mais do que simplesmente limpar. Aqui você vai eliminar as fontes da sujeira e usar a limpeza como forma de conservar o seu ambiente.

 

Como aplicar o Senso de Limpeza:

  • Crie um cronograma com a sua rotina de limpeza e arrumação
  • Não acumule coisas. Todos os dias separe o que for lixo e descarte ou recicle.
  • Faça um pouco a cada dia.

 

4. Senso de Saúde

Ele cria condições saudáveis para construir um ambiente Os outros sensos promoveram uma verdadeira faxina, não é mesmo? Aí chegamos ao Seiketsu, que nos traz o conceito de normalização, de tornar cotidiano e sistematizado os novos valores e padrões impostos por Seiri, Seiton e Seiso.

O quarto senso é alcançado com a prática cotidiana dos sensos anteriores. Ele consiste basicamente em garantir um ambiente agradável e propício à saúde física e mental com rotinas definidas para manter o novo padrão.

 

Como aplicar o Senso de Saúde:

  • Tenha atitudes positivas
  • Faça um planejamento de suas tarefas diárias, priorize e organize a sua rotina.
  • Mostre e envolva sua família ou amigos a importância de manter tudo organizado, de maneira que todos se comprometam a colaborar com as mudanças implementadas.

 

5. Senso de Autodisciplina

O principal objetivo desse senso é transformar todas atitudes que você teve em um hábito.

 

Como aplicar o Senso de Autodisciplina:

  • Incentive às atitudes positivas
  • Cumprir os cronogramas e executar as tarefas
  • Delegue tarefas para todos que compartilham do mesmo ambiente. Assim todos se sentirão parte da transformação.

Espero que tenham gostado desse artigo. Se tiverem alguma dúvida ou quiserem compartilhar alguma dica para incentivar outras pessoas, deixe no comentário.

 

2 thoughts on “Como se organizar no trabalho com os 5 Sensos

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