Mentes Organizadas: o educador informal Alex Bretas

Na nossa penúltima entrevista dessa temporada vamos conversar com Alex Bretas, co-fundador da Multidiversidade, educador informal e escritor dos livros "Doutorado Informal" e "Kit Educação Fora da Caixa". Mas o que um educador informal faz? Alex gosta de pensar que ajuda pessoas a descobrirem suas paixões e talentos através de uma educação libertadora. 🙂

Esperamos que vocês aproveitem essa troca e, se estão gostando da série Mentes Organizadas compartilhem as postagens. 


Nas atividades do seu dia a dia, no que você se considera expert?
Eu gosto muito de pesquisar, escrever e desenhar processos de aprendizagem livre. Essas são as atividades que eu acredito que faço bem. Além disso, eu digo "não" para muitos projetos. Isso faz com que eu consiga me manter focado no que realmente importa.   

Como você faz para não perder os seus objetivos de vista?
Eu evito estabelecer prioridades demais. 2-3 já estão de bom tamanho, até porque eu prezo muito por ter uma vida equilibrada. 

Você usa alguma técnica ou ferramenta para gerenciar o seu tempo?
Depois de estabelecer minhas prioridades dentro de um certo período de tempo (por exemplo, 6 meses ou um ano), eu costumo utilizar ferramentas muito simples como uma lista de tarefas. Uso muito o Google Agenda para agendar compromissos e gerenciar tarefas e costumo enviar e-mails para mim mesmo com o intuito de salvar conteúdos legais ou me lembrar de coisas importantes. 

Eu sou muito atenta as minhas revisões semanais. Toda semana entro em contato com meus objetivos e projetos e isso me ajuda a manter o foco. O meu ritual de revisão semanal acontece geralmente aos domingos no final de tarde. Vou para um lugar tranquilo, coloco uma música, separo os meus materiais (computador, caderninhos e canetas) e por uma hora fico concentrada em planejar a minha semana. É um ritual muito gostoso e que faz muita diferença pra mim, pois é o que me ajuda a ficar em contato com o que mais importa
Sobre ferramentas, utilizo no  meu sistema o Evernote para gerenciamento de notas, Trello para gerenciamento de projetos com a equipe, Todoist para checklists e tarefas recorrentes e Bullet Journal para planejamentos e acordos. Possuo então um sistema misto de organização, que linka ferramentas analógicas com digitais.

Você pode perceber que o meu sistema foi montado com um apanhado de coisas que funcionam pra mim. O benefício então é que tenho ferramentas e técnicas que podem me ajudar com o meu fluxo. Gosto e aplico a organização personalizada. Cada pessoa tem um jeito e por isso mesmo, observar e descobrir o que funciona pra cada um é a melhor maneira de seguir.
quote-left
quote-left
quote-left

Se queremos ter uma boa rotina, é muito importante criar bons hábitos, e para que isso aconteça pode ser interessante criar alguns desafios para você mesmo

O que você faz para economizar o seu tempo?
Costumo responder mensagens de trabalho (e-mail, Facebook e whatsapp) todas juntas e seleciono muito bem em quais eventos ou reuniões realmente vale a pena eu estar. 
  

Como você recarrega as energias? O que você faz quando quer esquecer o trabalho?
Combino de ver os amigos, vou ao parque caminhar ou andar de bicicleta, pego sol, assisto séries, estudo temas que me interessam... A lista é grande. 

É difícil esquecer completamente do trabalho, pois o que eu faço está muito relacionado ao meu próprio estilo de vida. Mas tenho minhas válvulas de escape e relaxamento. Medito todos os dias para exercitar a minha mente e isso sempre me traz muita energia.

Também faço Yoga e por uma hora fico completamente imersa na minha prática, sem pensar no resto do mundo. Gosto de estar na natureza, encontrar meus amigos e ver filmes. Geralmente quando o bicho pega e me vejo mais estressada, recorro a alguma dessas atividades e me sinto bem mais tranquila e com motivação para retornar ao trabalho posteriormente.

Se inscreva na nossa newsletter para ser notificado sempre que uma nova entrevista for ao ar!

Como você organiza o seu espaço de trabalho?
O que você não pode viver sem para se organizar?
Minha mesa de trabalho é clean. Como trabalho muito de casa, gosto de mantê-la arrumada antes de começar a trabalhar pois isso me ajuda a concentrar. Não posso ficar sem um mouse e fones de ouvido.

Qual a principal dificuldade que você tem em manter a sua rotina organizada?
Como você costuma reverter essa dificuldade?
Quando preciso cuidar de questões pessoais intensas, minha rotina de trabalho fica bagunçada. Contudo, como tenho uma agenda bastante flexível, tento me dar espaço para viver o que é preciso viver e não trabalhar tanto durante esse período. Acredito muito no valor do ócio, especialmente nesses momentos, e percebo que na nossa sociedade hoje é difícil liberar tempo para elaborar nossas questões. É engraçado, mas lavar a louça costuma ser uma atividade simbólica para mim nesse sentido, pois me ajuda a "desligar o pensar" enquanto faço algo manual.

Rapidinhas
Qual livro você sempre indica aos seus amigos?
"A Máquina", da Adriana Falcão.

Qual é o melhor conselho que você já recebeu?
É muito importante aprender a dizer "não" e a colocar limites.

Complete:
Minha manhã perfeita começa com ... Um café da manhã balanceado, alguns minutos de meditação e casa organizada.  

Meu dia ideal não pode faltar… Atividade física, um momento para relaxar e um momento para aprender algo novo.

Estou lendo… The Self-Directed Learning Handbook, do Maurice Gibbons.

Eu adoraria ver... Caio Dib e Daniel Larusso responder essas mesmas perguntas.

Agradecemos o tempo respondendo essas perguntas. Esperamos que outras pessoas possam se inspirar assim como nós. Existe algo mais que você gostaria de adicionar que possa ser interessante para os leitores? 
Se queremos ter uma boa rotina, é muito importante criar bons hábitos, e para que isso aconteça pode ser interessante criar alguns desafios para você mesmo. Quando escrevi um de meus livros, o Kit Educação Fora da Caixa , eu me comprometi publicamente a postar três vezes por semana num blog um texto que depois iria compor o livro. Em pouco mais de três meses, eu tinha 50 posts publicados. Criar rotinas públicas nos ajuda a não desviar de nossos objetivos.

https://gabrielabrasil.com

Continue acompanhando o Alex Bretas:

 Medium do Alex * Site da Multidiversidade 

O projeto Mentes Organizadas foi inspirado no How I Work. Aqui entrevistamos pessoas que nos inspiram sobre como elas se organizam para uma vida produtiva, para compartilhar esse aprendizado com mais pessoas.

Se você tem alguém para nos indicar que gostaria de ver por aqui nos envie um e-mail 🙂

Posts Relacionados

Gostou desse post? Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades
Seja notificado quando um novo post sair, além das nossas promoções especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *