Mentes Organizadas: organização e produtividade com a Alice

Na entrevista de hoje falaremos com a Alice Santos, especialista de organização pessoal na Avesso do Caos. Ela garante que ao revirar sua vida, sua casa e sua rotina através de técnicas de organização e produtividade, é possível encontrar sua ordem particular, com personalidade e de forma sustentável.  Ela escreveu dois e-books sobre o assunto: “Produtividade e Caos”  e “Sou Mãe Sem Caos”.
Esperamos que as dicas que ela compartilhou possam inspirar o seu dia. 🙂  


Nas atividades do seu dia a dia, no que você se considera expert?
Qual é o seu segredo?
No planejamento. Faço uma revisão semanal antecipando necessidades e compromissos. Sei o tempo que normalmente preciso para as coisas, incluo folgas para imprevistos e tenho uma lista de ações sempre a mão. É como todo hábito: trabalho todo dia para me manter na linha e estou sempre me observando. Autoconhecimento é super importante.

Como você faz para não perder os seus objetivos de vista? Você tem algum rito para ficar sempre em contato com as suas prioridades?
Eles estão sempre comigo onde quer que eu vá. Olho pra eles todos os dias. E na minha revisão semanal reflito sobre o que pode estar me tirando do foco e replanejo as atividades para a semana seguinte.

Eu sou muito atenta as minhas revisões semanais. Toda semana entro em contato com meus objetivos e projetos e isso me ajuda a manter o foco. O meu ritual de revisão semanal acontece geralmente aos domingos no final de tarde. Vou para um lugar tranquilo, coloco uma música, separo os meus materiais (computador, caderninhos e canetas) e por uma hora fico concentrada em planejar a minha semana. É um ritual muito gostoso e que faz muita diferença pra mim, pois é o que me ajuda a ficar em contato com o que mais importa

Você usa alguma técnica ou ferramenta para gerenciar o seu tempo?
Quais benefícios você enxerga na ferramenta/técnica que você usa? 
Não uso nenhuma metodologia e ao mesmo tempo uso alguns conceitos de algumas delas.
Eu acredito que produtividade e administração do tempo tem a ver com uma jornada que vai além de técnica e metodologia. Tem a ver com autoconhecimento. Mas gosto de algumas coisas para dar suporte como a ideia da coleta no GTD, por exemplo e a ideia de começar pela tarefa mais difícil do Eat That Frog. Uso o Bullet Journal para acompanhamento das minhas atividades e para registro e acompanhamento, suporte para esse autoconhecimento mão na massa.

Sobre ferramentas, utilizo no  meu sistema o Evernote para gerenciamento de notas, Trello para gerenciamento de projetos com a equipe, Todoist para checklists e tarefas recorrentes e Bullet Journal para planejamentos e acordos. Possuo então um sistema misto de organização, que linka ferramentas analógicas com digitais.

Você pode perceber que o meu sistema foi montado com um apanhado de coisas que funcionam pra mim. O benefício então é que tenho ferramentas e técnicas que podem me ajudar com o meu fluxo. Gosto e aplico a organização personalizada. Cada pessoa tem um jeito e por isso mesmo, observar e descobrir o que funciona pra cada um é a melhor maneira de seguir.
quote-left
quote-left
quote-left

Eu acredito que produtividade e administração do tempo tem a ver com uma jornada que vai além de técnica e metodologia. Tem a ver com autoconhecimento.

O que você faz para economizar o seu tempo?
Me organizo. Priorizo, planejo, delego, exercito dizer não. Ter foco é uma questão de escolhas diárias.

Como você recarrega as energias? O que você faz quando quer esquecer o trabalho?
Sempre funciona ficar off da tecnologia, olhar o mar, ouvir música e brincar com minha filha. 

É difícil esquecer completamente do trabalho, pois o que eu faço está muito relacionado ao meu próprio estilo de vida. Mas tenho minhas válvulas de escape e relaxamento. Medito todos os dias para exercitar a minha mente e isso sempre me traz muita energia.

Também faço Yoga e por uma hora fico completamente imersa na minha prática, sem pensar no resto do mundo. Gosto de estar na natureza, encontrar meus amigos e ver filmes. Geralmente quando o bicho pega e me vejo mais estressada, recorro a alguma dessas atividades e me sinto bem mais tranquila e com motivação para retornar ao trabalho posteriormente.

Se inscreva na nossa newsletter para ser notificado sempre que uma nova entrevista for ao ar!

Como você organiza o seu espaço de trabalho?
O que você não pode viver sem para se organizar?
Categorização e setorização. É cliché, mas tenho um lugar para cada coisa e está tudo organizado de acordo com o uso. Mesa de trabalho o mais vazia possível, apenas o essencial.
Não posso viver sem papel e caneta e meu celular + internet (o resto eu baixo da nuvem).

Qual a principal dificuldade que você tem em manter a sua rotina organizada?
Como você costuma reverter essa dificuldade?
Lidar com os imprevistos relacionados a maternidade. Os filhos são uma caixinha de surpresas. O Caos vem a tiracolo as vezes e o maior desafio é aprender diariamente a lidar com ele e com as emoções associadas. 

Rapidinhas
Qual livro você sempre indica aos seus amigos?
Ultimamente tenho indicado muito o “Vai lá e Faz” do Thiago Mattos, para quem quer tirar as ideias do papel. 

Qual é o melhor conselho que você já recebeu?
Grandes expectativas levam a grandes decepções. 

Complete:
Minha manhã perfeita começa com ... um café da manhã tranquilo e sem pressa. .

Meu dia ideal não pode faltar… um abraço da minha filha, música ou livro e pernas pro ar.

Estou lendo… Pense como um artista - Will Gompertz

Eu adoraria ver... Raffa Cappai, Murilo Gun, Elisama Santos e Gabriela Brasil responder essas mesmas perguntas.

Existe algo mais que você gostaria de adicionar que possa ser interessante para os leitores?
Escrevi dois e-books que estão a venda: “Produtividade e Caos” com a minha visão e exercícios e dicas práticas para um dia a dia mais produtivo e “Sou Mãe Sem Caos”, com dicas para encarar a maternidade de maneira mais leve através da organização. E ofereço o serviço de consultoria online para ajudar as pessoas a revirar o caos do avesso e encontrar a sua ordem particular. Além disso, assinando minha newsletter é possível ter acesso a algumas dicas e insights extras sobre um estilo de vida organizado.

Gostaria também de agradecer muito pelo convite! Eu sou fã da Wish Planner, testo tudo que vocês lançam e adoro a proposta. É o material inclusive que eu distribuo para quem faz o pacote de consultoria comigo. Sou suspeita porque adoro tudo!

https://gabrielabrasil.com

Continue acompanhando a Alice e conheça melhor a Avesso do Caos:

Site * Facebook * Instagram

O projeto Mentes Organizadas foi inspirado no How I Work. Aqui entrevistamos pessoas que nos inspiram sobre como elas se organizam para uma vida produtiva, para compartilhar esse aprendizado com mais pessoas.

Se você tem alguém para nos indicar que gostaria de ver por aqui nos envie um e-mail 🙂

Posts Relacionados

Gostou desse post? Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades
Seja notificado quando um novo post sair, além das nossas promoções especiais.

One thought on “Mentes Organizadas: organização e produtividade com a Alice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *