Como se planejar para uma Black Friday essencialista

A Black Friday é uma data comercial de origem norte americana relativamente recente que ocorre na última sexta feira de novembro de cada ano. Ela se caracteriza por um dia de promoções e descontos intensos nas lojas dentro e fora da internet. 

É verdade que a Black Friday é uma ótima oportunidade para encontrar produtos por preços melhores, mas a compra exige um planejamento mínimo.

Ao planejar os suas compras para a Black Friday, você evita o endividamento pela euforia do momento. Como as ofertas duram pouco tempo, ao estar devidamente preparado, você consegue tomar a decisão de compra de forma mais consciente, diminuindo as chances de arrependimento e compras impulsivas. Afinal, a ideia é economizar, e para isso é importante que você saiba o seu limite e o que realmente precisa. 

1. Faça uma lista do que quer e do que precisa separadamente

Fazer uma lista de desejos ajuda você a se organizar para comprar aquilo que realmente quer e precisa, evitando compras por impulso que podem fazer você gastar mais do que o desejado e ainda entulhar a casa com coisas que não vai usar. Saber suas prioridades também evita o risco de esquecer algum produto importante e perder a oferta.

2. Pesquise e anote antes os preços e lojas

Infelizmente no Brasil a Black Friday ficou conhecida como Black Fraude por causa da má conduta de algumas lojas. Por isso, faça um monitoramento em diversas lojas online e acompanhe a evolução dos valores bem antes. Deixe tudo anotado para posterior comparação.

black friday

3. Prepare seu orçamento com uma planilha financeira

Com a lista de desejo em mãos, e valores em mente, agora é a hora de preparar o orçamento para a Black Friday. Organizar os seus gastos com a Black Friday em uma planilha. Assim você vai conseguir aproveitar as melhores ofertas de acordo com o seu orçamento.

Antes de comprar por impulso, faça uma revisão das próximas faturas do cartão de crédito e avalie quanto as novas parcelas vão pesar no orçamento. Não esqueça que o fim do ano acarreta despesas extras, como o IPVA, o IPTU e a matrícula escolar. Organize o orçamento e compre só o que se adequar ao seu fluxo de caixa. Veja nosso post com 10 dicas de como planejar suas finanças pessoais.

4. Aproveite para fazer as compras de Natal

Aproveite a Black Friday para fazer suas compras de Natal e garantir uma boa economia nas festas de final de ano. Assim, é possível adquirir um bom presente com preço mais barato. Lembrando que os valores tendem a aumentar nos dois últimos meses do ano. Vale garantir as lembranças de amigo oculto e presentes especiais antecipadamente.

5. Vai fazer compras online no conforto de casa? Cadastre-se e receba as ofertas por e-mail

Uma forma de aproveitar a Black Friday com muita eficiência e praticidade é realizar compras online. Você pode acessar diversos sites e comparar preços em tempo real. Ao acessar um site de uma loja, certifique-se de que o site tem conexão segura. Na barra do navegador, antes do endereço eletrônico (que deve ser iniciado por http://), localize e clique sobre o cadeado, que deve apresentar informações correspondentes que certificam o endereço virtual.

Após escolher as lojas online, é importante que você se cadastre-se no site, com o seu e-mail de uso regular. As lojas costumam avisar com antecedência sobre as promoções que vão rolar durante a Black Friday. Assim, você recebe as ofertas do site em primeira mão e consegue garantir a compra antes que esgote. Como as ofertas são limitadas, o tempo é crucial nesse momento. Receber as ofertas direto no seu e-mail otimiza o processo de compra, de forma que você fica sabendo de maneira rápida e fácil sobre as ofertas que te interessam.

 

Agilidade e planejamento, essas são as palavras-chave para aproveitar os melhores descontos da Black Friday e fazer a compra certa. Seguindo as nossas dicas, temos certeza que você vai aproveitar ao máximo a Black Friday 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *