Como fazer o Bullet Journal ou Diário em Tópicos

As páginas em branco de um papel nos fornece inúmeras possibilidades. Temos falado bastante sobre isso em nossas postagens e o bullet journal é mais uma prova disso. Criado por Ryder Carroll, o bullet journal é um sistema de organização baseado em registros rápidos, ao contrário dos tradicionais journals onde se perde muito tempo fazendo um registro mais detalhado das tarefas e de como foi o dia. Segundo Ryder, quanto mais complexo for o registro, mais esforço gastamos, mais tarefas chegam e mais rapidamente abandonamos o hábito do planejamento pessoal.

Para evitar que isso aconteça resolvemos escrever esse texto e estimular mais pessoas a realizarem seu planejamento de uma forma bastante eficiente. Esse método pode ser utilizado em um caderno simples ou com a ajuda de um planner. O Wish Planner foi desenvolvido de uma maneira para facilitar o método, sinta-se a vontade para fazer da maneira que achar mais simples para você. Confira os passos abaixo:

Adicione um título

O primeiro passo do Bullet Journal é adicionar o título no topo do seu planner. O título deverá ser curto e direto. O Wish Planner não é datado, o que facilita esse primeiro passo. Basta identificar a data relacionada ao dia do registro que você está fazendo.

Crie bullets

Aqui o sistema já começa a se diferenciar mais dos demais sistemas de organização que temos. Cada bullet é diferenciado e identificado no sistema pela sua natureza. Cada tarefa é representada por um ponto “.” e dependendo do status da tarefa o ponto poderá variar para outros três status adicionais:

Tarefa completa = “X”

Tarefa adiada = “>”

Tarefa reagendada = “<”

bullet journal

Eventos são representados por um “O”. Eventos podem ser desde aniversários a compromissos. Além disso, o sinal de evento também serve para registrar algo importante que aconteceu no seu dia, por exemplo “início do novo emprego”. Lembre-se de manter a objetividade nos eventos e não tente qualificar os eventos. O evento “ida ao cinema” não pode ter mais peso ou importância do que “ida ao cinema com o melhor amigo”.

As notas são simbolizadas pelo traço “-“. Notas incluem fatos, ideias, pensamento e observações. Notas são registros de algo que você deseja se lembrar e não necessariamente tem a ver com alguma tarefa.

método de organização

Esses são os principais símbolos para o sistema bullet journal. Existem mais 3 símbolos que ajudam a dar mais contexto aos seus registros. São os seguintes

Prioridade, representado por um asterisco “*”. Utilizado para diferenciar as tarefas mais importantes do seu dia.

Inspiração, representada por uma exclamação “!”. Esse símbolo normalmente está mais associado a uma nota e podem ser utilizados para ideias e insights.

Explorar, representado por um ícone de um olho. Utilizado quando algo precisa de mais pesquisa ou informações.

Utilize módulos

O criador do sistema, indica a criação de módulos para manter uma organização ainda melhor no bullet journal. Os módulos são divididos em índice, registros futuros (visão anual com as tarefas importantes de cada mês),  registros mensais  e os registros diários.

Se você se interessou e quer saber mais sobre o Wish Planner acesse a nossa loja e comece agora a ter uma vida mais focada nos seus sonhos.

Posts Relacionados

One thought on “Como fazer o Bullet Journal ou Diário em Tópicos

  1. alina says:

    Realmente muito bom este post! Conteúdo Relevante!
    Gostei bastante do site, vou ver se acompanho toda semana suas postagens.
    Trabalho pela internet a alguns anos com meu blog de decoração e adoro
    tudo referente ao assunto. Sei que o assunto não é decoração mas adoro
    saber novidades em diferentes nichos e áreas. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *