Como estudar em casa na quarentena

Estudar em casa sempre foi importante para complementar e exercitar os estudos. Mas como estudar em casa na quarentena? essa prática se tornou parte essencial da rotina. 

Quando estudamos em sala de aula, além de nos beneficiar da didática profissional dos professores, também somos guiamos dentro de um planejamento já preparado para as aulas ao longo do ano. 

Porém, ao nos depararmos “sozinhos” precisamos autogerenciar nosso tempo e criar nosso plano de estudos. Isso é fundamental para conseguir manter a disciplina e a fluidez do aprendizado. Portanto, selecionei abaixo um passo a passo para te ajudar nessa jornada:

COMO ESTUDAR EM CASA NA QUARENTENA

  • VISUALIZE O SEU PROPÓSITO

Eu gosto de sempre lembrar que quando temos em mente um “porque”, enfrentamos qualquer “como”. Isso quer dizer que trilhamos melhor um caminho,mesmo que difícil, quando sabemos a razão pela qual estamos fazendo aquilo. Durante os estudos nos deparamos com diversos desafios, mas o processo ensino-aprendizagem serve para aumentar nossas habilidades diante deles. E para manter sempre em mente a sua razão maior de estar estudando, vale a pena criar um Vision Board ou Quadro de Visualização. Nele vc irá colar imagens, palavras e frases que refletem “O que você quer conquistar por meio dos estudos?”. Para buscar esse material, tente ir cada vez mais além se perguntando “Por que?” a cada resposta.

  • ORGANIZE SEU ESPAÇO DE ESTUDOS

Encare os seus estudos como um compromisso importante que irá produzir resultados. Então reserve um espaço para ser seu “local de trabalho”. Com um espaço delimitado e organizado você conseguirá se concentrar melhor sabendo que ao estar ali é o momento de mergulhar nos estudos, além de já ter tudo em mãos. Para isso, siga os passos do método 5 Sensos

  1. Utilização: Elimine o que não for necessário do ambiente, e mantenha perto o que usa com mais frequência.
  2. Ordenação: Defina um local para cada material guardando os similares junto.
  3. Limpeza: Mantenha o local limpo
  4. Saúde: Planeje suas tarefas e tenha prazer no que faz.
  5. Autodisciplina: Transforme essas atitudes em um hábito.
  • RESERVE UM BLOCO DE TEMPO

Descubra quantas horas semanais de estudo você tem disponível. O ideal é que tenha em média 20 horas semanas. Então defina os blocos de tempo dedicados a cada atividade. Aqui mostramos como fazer um planejamento semanal eficaz. Reserve um ou 2 blocos de tempo específico para seus estudos diário e planeje sua semana considerando isso. Ter o horário definido é muito importante para que os estudos se tornem uma prioridade na sua rotina.

  • FAÇA UM PLANO DE ESTUDOS

Vamos à prática? O Plano de Estudos envolve desenhar o caminho que você irá trilhar para estudar. Ele planeja e organiza o que, quando e como estudar. Isso irá te ajuda a não se perder e conseguir gerenciar melhor as prioridades.

  • Liste as matérias e conteúdos que precisa estudar.
  • Identifique quais matérias você tem mais dificuldade e reserve mais tempo à elas.
  • Crie um cronograma relacionando cada conteúdo a data a ser estudado. Uma alternativa ao cronograma em formato de tabela é fazer um Ciclo de Estudos. Eu gosto muito desse formato.
  • Crie um checklist para cada conteúdo, como: leitura, resumo, exercícios e revisão.

Quando criamos o Wish Planner de Estudos pensamos em ferramentas que tornassem mais simplificado e visual a criação e implementação de um Plano de Estudos completo passo a passo. Por isso ele é uma ferramenta que te ajuda a criar um planejamento de estudos e organizar sua rotina levando em consideração todos esses pontos e muito mais.

  • CRIE PEQUENAS METAS E HÁBITOS

Nada melhor para colocar um objetivo em prática e manter a motivação que dividi-lo em pequenas metas. Elas devem ter um prazo e uma métrica para você saber exatamente o seu progresso e quando está concluída. Por exemplo: crie desafios de quantas páginas ou capítulos ler por dia. Você pode usar um Controle de Hábitos para isso.

  • ELIMINE DISTRAÇÕES

Ser multitarefa faz com que o cérebro gaste mais energia ao precisar regular o foco de uma tarefa para outra, levando à fadiga. Além disso nesse processo perde-se tempo para que você consiga retomar o ponto de onde parou. Essas interrupções dificultam que você entre num estado de fluidez, um estado de alta concentração e desempenho. Por isso, mantenha o celular longe, ou desligue as notificações.

  • DURMA BEM

Segundo publicação da USP, enquanto dormimos nosso organismo realiza funções extremamente importantes: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. Porém, a falta de tempo de descanso prejudica o desempenho dessas funções. Médicos recomendam que se durma cerca de 8 horas por dia.

Espero que tenha gostado desse texto. Compartilhe nas suas redes! 🙂 Bons estudos.

Peça o seu Wish Planner de Estudos aqui e receba em casa. Enviamos para todo o Brasil. 

One thought on “Como estudar em casa na quarentena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *