Como fazer o seu planejamento financeiro completo com o Método AGORA

Sabemos que sem um planejamento financeiro adequado é difícil saber para onde o dinheiro está indo e conseguir se organizar para ter reservas de segurança e realizar nossos objetivos. 

Um planejamento financeiro adequado nos traz diversos benefícios, como conseguir lidar melhor com imprevistos, fazer escolhas com equilíbrio, ampliar a qualidade de vida e conquistar liberdade e autonomia para realizar sonhos.

Para te ajudar a alcançar o equilíbrio nas finanças e planejar um futuro mais próspero, disponibilizarei aqui os passos do nosso Método AGORA aplicado ao planejamento financeiro.

O Método AGORA é um processo em 5 etapas que criamos para garantir autonomia para identificar e realizar o que é essencial e ter uma vida com mais liberdade e segurança.

 

5 fases para um planejamento financeiro completo

 

1. Autoconhecimento

Quando nos conhecemos bem, temos clareza sobre nossos valores, e com base neles, conseguimos definir o que é realmente importante para a nossa vida. Isso será fundamental na hora de tomar decisões e fazer escolhas acertadas. Reflita: O que você busca por trás de cada sonho de consumo? Status, reconhecimento, liberdade, amor, segurança … ? Eles estão intimamente ligados ao que você acha importante para a sua vida?

Além disso, para começar o seu planejamento financeiro e construir uma base sólida é essencial conhecer a sua situação atual. Você sabe a média de quanto é o seu custo de vida mensal? Comece anotando a média de todos os seus gastos mensais referente a cada hábito de consumo ou despesa fixa, inclusive parcelas e dívidas, se tiver: alimentação, moradia, taxas, assinaturas, aluguéis, passeios, beleza, cursos, escola, saúde, … 

A média do seu custo de vida mensal é menor do quanto você recebe por mês?

2. Garimpo

Se na fase anterior você identificou que gasta mais do que ganha, é preciso refletir sobre suas escolhas de consumo e enxugar o seu orçamento. É preciso atenção também se no seu caso o orçamento está sempre no limite, não deixando margens para reservas (investimentos). O indicado é que você destine 50% do que ganha para gastos essenciais (moradia, alimentação…), 30% para gastos com “desejos” (entretenimento, beleza, lazer, extras…) e 20% ser destinado a criação de reservas financeiras para conquistar objetivos e ter fundos para o futuro.

Analise cada gasto em relação ao que ele agrega a sua vida. E defina se, baseado nisso, ele deve ser excluído, mantido com o consumo / frequência reduzida, ou trocado por alternativa mais barata.

3. Organização

Agora que você já garimpou o que é importante manter na sua vida, e assim refinou sua habilidade de fazer escolhas com equilíbrio e significado,você irá organizar os recursos que tem para montar um plano e conquistar seus objetivos financeiros. Quando temos objetivos claros e um plano traçado, poupar se torna mais fácil, racional e estimulante.

Anote no planner seus objetivos financeiros, sejam eles pagar dívidas, criar reservas para o futuro, realizar um sonho de consumo… Note que a prioridade sugerida é nessa ordem respectivamente. Para cada um deles você irá levantar o valor total que precisa levantar, e dividir pela quantidade de meses que tem até o prazo definido para sua realização. Assim você terá o valor que precisar investir por mês. Esse valor é menor que 20% de quanto você ganha? Há formas de aumentar a renda ou o prazo? 

4. Realização

Realização é o que ocorre no dia a dia. A tomada de cada decisão conectada ao planejamento realizado até aqui. É fundamental manter as finanças organizadas para que você consiga manter o equilíbrio necessário. Rastreie seus gastos anotando-os mensalmente. Para facilitar, divida-os em gastos essenciais e desejos. Além disso, trate o valor destinado a investimentos dos objetivos financeiros como um compromisso mensal junto as contas a pagar no começo de cada mês, para então saber o quanto você ainda tem disponível para gastar ao longo do mês.

5. Agradecimento

Lembre-se que a vida financeira é uma área importante da sua vida. Ela não trata apenas de números. O que está por trás desses números são experiências de vida e sonhos. Agradeça cada pequena conquista, aprendizado e a riqueza da vida simples.

 

Quer colocar em prática o seu planejamento financeiro com o Método AGORA? Conheça nosso Wish Planner Financeiro, com ferramentas exclusivas! 

Planner 2020 Tropical

R$149,00

Nosso Planner 2020 te ajudará a priorizar os objetivos importantes da sua vida e transformar as diversas demandas do dia a dia em um plano de realização simples e significativo. Além disso, você terá acesso ao Programa AGORA com vídeo aulas de demonstrações e dicas potencializadoras para aplicar cada fase do Método ao longo do planner. Viva seus dias com mais autonomia, foco e sentido com o Wish Planner 2020

ENVIAMOS PARA TODO BRASIL 

(calcule o frete ao clicar em COMPRAR)

REF: 00020 Categorias: , Tag:
Leia mais

One thought on “Como fazer o seu planejamento financeiro completo com o Método AGORA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *