Como planejar o ano de forma simples e eficaz em 7 passos

Planejar é sair do estado automático de reação e refletir antecipadamente sobre desejos, objetivos, necessidades e soluções. Isso possibilita viver com mais tranquilidade e criatividade, com uma visão de onde você quer chegar, e um trajeto preestabelecido, mas flexível, de como alcançar seus objetivos. Por isso essa postagem é especial para te inspirar a como planejar o ano, porque o importante é começar!


1. Reveja suas metas anteriores e reflita sobre o que precisa mudar e o que/como pode ser melhorado

Quando estiver na dúvida de como planejar o ano. Faça esse exercício de reflexão, verificando os aprendizados que teve no ano anterior. A partir disso, você poderá traçar planos ou novos objetivos para as metas desse ano. Essas aqui, por exemplo, são nossas metas de produtividade e organização para esse ano.

Fora de estoque
R$139,00
Fora de estoque
R$139,00

2. Organize suas finanças e trace o seu objetivo financeiro

Nesse post disponibilizamos 10 dicas para fazer o seu planejamento financeiro pessoal.

3. Defina quais seus objetivos do ano

Para facilitar a análise, você pode dividir pelas áreas da sua vida. Carreira, saúde, espiritual, finanças, social, família, intelectual, … Mas também é importante ter em mente seu propósito de vida para que seus objetivos estejam alinhados a ele. Aqui você pode baixar a Roda da Vida, que é uma ferramenta para analisar visualmente as áreas da sua vida e procurar um equilíbrio para elas.

como planejar o ano

4. Quebre seus objetivos em metas específicas com prazos

Veja aqui os 5 passos para você criar metas inteligentes.

5. Defina suas prioridades, o que pode ser delegado e o que pode ser excluído

Se tratando de áreas da vida, incluo delegar inclusive quando você sente que é preciso da ajuda de um profissional, seja na carreira ou na saúde física ou emocional. Não centralize toda a responsabilidade em você.

6. Não deixe as pequenas conquistas passarem em branco

Elas são o resultado e progresso da sua jornada até seu objetivo principal. Celebre cada conquista e agradeça sempre. Isso promove mais consciência, ânimo e foco para continuar.

7. Mantenha sua rotina organizada e com foco nos objetivos

Use calendários mensais e semanais para visualizar seus compromissos, objetivos e prioridades, além de gerenciar melhor seu tempo ao longo do ano, evitando procrastinar suas metas. Busque usar sistemas de produtividade e organização como ferramentas estratégicas de apoio.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *