Como resolver problemas do dia a dia que parecem difíceis

Todos nós enfrentamos problemas ao longo da vida. Problema é simplesmente um resultado indesejável. A própria circunstância de estar vivo neste mundo resulta em situações que não nos satisfazem. Mas quando os problemas não são resolvidos e começam a se acumular, dificultam e muito a nossa rotina e até mesmo a saúde mental. Então como resolver problemas de forma simples?

Focar na solução é fundamental para manter o movimento da vida. E quando digo “solução” não quero dizer apenas o resultado, mas o processo que ela envolve.

Então te convido a enxergar os problemas de forma diferente. Veja cada problema como um projeto. Isso indica que há uma solução a encontrar e que ela pode ser obtida por meio de ações. A solução do problema se torna o resultado desejado do projeto.

Abaixo, mostrarei uma forma de como resolver problemas passo a passo.

MÉTODO DE SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Ou: como transformar problemas em projetos.

1. Identifique claramente o problema e reconheça sua importância

O problema é o resultado indesejável de uma ação que realizamos ou de algo que desejamos. Identificá-lo e reconhecer a sua importância é um passo fundamental para encontrar a solução, pois não basta estarmos insatisfeitos com algo sem saber o que exatamente não está certo, ou mesmo desviar o foco do problema.

2. Investigue as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista

O problema normalmente ocasiona efeitos negativos que podem impactar os nossos objetivos. Quais os sinais e sintomas referente ao problema? O que ele tem provocado?

3. Descubra as causas fundamentais

A causa é o ponto mais profundo de um problema. Anulando ela você combate o efeito do problema. Então volte a infância e pergunte o PORQUÊ do problema ocorrer. Quanto mais vezes você pergunta o porquê, mais próximo estará da causa fundamental.

4. Conceba um plano para bloquear as causas fundamentais

  • Reformule o problema como um projeto, enunciando o projeto em termos do resultado desejado.
  • Escreva uma próxima ação a ser tomada.
  • Divida em pequenas próximos passos com prazos.
  • Adicione esses passos ao seu calendário e planejamento semanal.
  • Revise diariamente.

5. Padronize o que deu certo para prevenir contra o reaparecimento do problema

Reflita e anote sobre o que você fez e o que funcionou. Esse aprendizado pode ser valioso para te ajudar em outros problemas.

E lembre-se: além de manter o foco na solução, uma dose de criatividade e coragem sempre ajuda na resolução de problemas. 😉

Espero que tenha gostado e que esse texto tenha te ajudado. Para te ajudar a tirar os problemas da cabeça e encontrar soluções no papel, indico conhecer o Wish Planner 2022. Você irá abri-lo como uma janela para um dia ensolarado, abraçando seus sonhos e celebrando novos dias. Peça o seu aqui.

Livros que inspiraram esse texto para você ler mais sobre o assunto:
1. A arte de fazer acontecer – David Allen
2. A arte de fazer acontecer – Guia Prático
3. Gerenciamento da rotina do Trabalho no dia a dia – Falconi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.