Como ter tempo para estudar: 9 dicas de organização pessoal

Encontrar tempo para estudar é um problema para você? A rotina atribulada e o dia a dia cada vez mais corrido têm sugado nosso tempo. Prova disso é que fica difícil nos organizar para atingir e realizar tudo o que queremos — uma tarefa que exige muita força de vontade e determinação.

A boa notícia é que tudo pode ficar bem mais fácil se você adotar os hábitos certos.

Ficou curioso e quer saber quais são eles? Então leia o post de hoje e entenda quais são os principais pontos aos quais você deve ter atenção para ter uma boa organização pessoal. Vamos lá?

1. Comece organizando seus horários

Poucas vezes paramos para pensar quais são nossas atribuições e o que fazemos durante uma semana inteira. Isso acontece de forma tão automática que nem mesmo refletimos quando estamos ocupados ou livres.

Para dar conta de fazer todas as coisas, é muito importante sentar e colocar no papel o que você faz todo dia. Assim, fica fácil visualizar os compromissos existentes e separar algum tempo para estudar.

Depois de descobrir algumas brechas na sua rotina, tente se esforçar para não deixar muito “solto” nesses horários livres. Encaixe o tempo para estudar nessa folga, considerando-o também como um compromisso fixo. Acredite: só assim ele acaba virando um hábito.

Planejamento semanal do Wish Planner Trimestral

2. Crie um calendário

Depois disso, formalize e crie um calendário completo. O ideal é montar um abrangendo um período maior — 1 ano ou 6 meses, por exemplo —, pois assim você considera os feriados e consegue mensurar quanto tempo realmente vai gastar estudando.

E tem mais: assim você se organiza para eventuais provas, entregas de trabalhos, matérias mais puxadas e outros compromissos. Assim, fica mais fácil se livrar do estresse e aprender com mais leveza dessa forma.

Plano anual do Wish Planner Mensal

3. Tenha um bom lugar para estudar

Se você quer estudar de forma eficiente e garantir bons resultados, então é bom investir em um bom lugar para a atividade. O ideal é estar em um ambiente devidamente iluminado, arejado e que seja tranquilo.

Por mais concentrado que você seja, os ganhos podem ser bem inferiores se você estiver em um lugar barulhento. Pense que sua assimilação pode não ser tão eficiente com barulho de televisão ou de conversa ao fundo. Essas outras distrações fazem com que seu cérebro distribua a atenção — então é melhor ficar em lugares tranquilos para ter resultados melhores.

4. Desconecte-se um pouco

Outra dica importante envolve ficar um pouco “off” do mundo conectado. Aquele grupo de WhatsApp ou aquela atualização no Facebook podem ser vistos algum tempo depois sem comprometer em nada a sua vida, então deixe-os de lado por um tempo.

Se os dispositivos tecnológicos podem ajudar muito por um lado, por outro podem fazer com que você perca a concentração com uma facilidade incrível. Portanto, para ter mais sucesso, o melhor caminho é desconectar-se um pouco.

Quando atingir uma meta ou acabar uma matéria importante, você pode até se premiar e receber uma recompensa por todo esforço. Uma das premiações pode ser navegar e aproveitar os benefícios das redes sociais por um tempo.

5. Foque no que realmente é importante

Algumas vezes temos vontade de abraçar o mundo. Por melhor que essa motivação seja, ela é muito pesada e exige muito de cada um de nós.

O foco é a melhor solução nesse tipo de caso, pois você consegue se livrar das distrações e ser ainda mais específico. Pode apostar: os resultados aparecem com mais facilidade dessa maneira.

Nesse outro artigo mostramos como você pode descobrir quais tarefas priorizar e o que fazer com as demais.

6. Explore diferentes recursos

Aquela ideia de ler textos e fazer resumos pode ser muito eficiente e tradicional, mas não é a única forma de estudar. Hoje existem muitos recursos audiovisuais na internet, como vídeos, podcasts, games e outros meios de interação.

Essa é uma ótima forma de memorizar tudo de forma mais leve e explorar os diversos recursos disponíveis. Isso sem contar que tudo fica mais agradável e menos cansativo — outro ponto positivo.

Uma dica nossa é anotar os pontos chaves em forma de mapa mental. Veja como fazer aqui.

7. Esteja bem-disposto e descansado

O seu corpo também precisa estar devidamente preparado para esse momento, pois assim você consegue render com mais facilidade. Além disso, é muito importante dormir bem, fazer refeições saudáveis e usar roupas confortáveis.

Por mais simples que essa combinação seja, ela é uma forma de se concentrar com mais facilidade (e por mais tempo) e aumentar a produtividade. Com o corpo preparado, você consegue ir bem mais longe!

8. Faça pequenos intervalos

É bem provável que você já tenha ouvido isso, mas muitas pessoas ainda insistem em ignorar esse ponto. Fazer pausas não é perda de tempo, mas sim um mecanismo muito importante e que pode aumentar a capacidade do seu cérebro em aprender as coisas.

Portanto, em vez de ficar horas seguidas estudando e perder a capacidade de absorção, faça intervalos e aumente seu rendimento. O ideal é parar 5 minutos para cada hora estudada. Então, aproveite esse tempo para usar o banheiro, beber água e voltar ainda mais motivado para o próximo round.

Um método para conseguir aplicar essa técnica é o Pomodoro. Veja aqui como aplicá-lo e baixe grátis um template para usar.

9. Explore as horas “desperdiçadas”

Você já parou para pensar o tempo que gastamos em engarrafamentos enquanto nos transportamos de um lugar ao outro? No lugar de apenas esperar o tempo passar, que tal aproveitar para estudar também?

Se está de transporte público, você pode ler, assistir ou ouvir (cabe a você decidir qual é o método mais eficiente). Enquanto buscamos saber como ter tempo para estudar, acabamos criando novas alternativas que podem ser grandes aliadas!

 

Depois de descobrir como se organizar de maneira inteligente e eficiente, não deixe de considerar esses pontos e ter resultados ainda melhores no estudo. Essas estratégias e técnicas podem aproximar você ainda mais do conhecimento — que está entre os melhores ganhos que podemos ter.

 

PS: Você pode inscrever seu e-mail abaixo para receber informações sobre o nosso Planner de Estudos. Uma ferramenta desenvolvida para te dar o passo a passo para organizar seus estudos nos mínimos detalhes!

Receba novidades e promoções exclusivas

Entre para a nossa lista de e-mail e seja notificado sobre o lançamento do nosso Planner de Estudos

 

Fonte: Universidade Braz Cubas – Blog do estudante

Posts Relacionados

Gostou desse post? Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades
Seja notificado quando um novo post sair, além das nossas promoções especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *