Como ter uma rotina matinal essencial para você

rotina matinal

Para muitas pessoas a hora do despertador é um momento de temor. Estar no conforto, protegido e aquecido e ter que se levantar cedo para enfrentar o frio fora da cama realmente não é algo prazeroso de se imaginar, não é mesmo? Mas você sabia que acordar cedo pode trazer benefícios para a sua vida?

Um estudo realizado pela Universidade de Roehampton, no Reino Unido, concluiu que pessoas que acordam cedo são mais felizes e mais saudáveis do que aquelas que usam a manhã para dormir um pouco mais. Mas se você tem dificuldades em acordar cedo, e gostaria de ter uma rotina matinal, separamos algumas dicas para você experimentar os benefícios e aproveitar a manhã da melhor forma possível.

 

Estabeleça horários fixos para dormir e para se levantar. 

Para levantar cedo temos que dormir mais cedo e respeitar as horas para o corpo repor as energias (nada de dormir 4 horas por dia). Ás 22:00 o nosso corpo tem um pico de melatonina, que é o hormônio que gerencia o sono. Por isso, esse horário deveria ser o mais indicado para deitarmos e com isso o corpo despertaria mais cedo. Estipule e obedeça rigorosamente a sua rotina de horas que aos poucos o seu corpo irá compreender o horário de levantar como uma âncora e assim você criará um hábito saudável. 

 

Esqueça a função soneca

Sei que pode ser tentador cochilar por mais alguns minutos. Criamos a falsa sensação que os cinco minutos de sono a mais são importantes para acordarmos mais despertos. Mas a verdade é que com o tempo o nosso cérebro vai se acostumando e sabe que o despertador vai tocar de novo, e de novo, até você acordar. E esse hábito é ruim, pois piora a qualidade de vida, causando irritabilidade, taquicardia, perda de memória e dores. Foque em ter uma noite completa de sono, sem interrupções.

 

Mantenha distância das redes sociais ao acordar

As primeiras horas após despertarmos é marcada pela inércia do sono. A inércia do sono é um período onde temos as funções cognitivas para tomadas de decisão prejudicadas. Para sairmos desse estado é importante cumprir a rotina de sono e evitar distrações que nos prendam mais na cama. Por isso mantenha aparelhos de celular longe do seu quarto, evitando assim olhar as redes sociais ao acordar e ficar mais tempo do que devia na cama.

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Encontre a sua rotina matinal ideal

Muito se falou sobre rotina matinal, principalmente depois do livro O Milagre da Manhã. Consideramos essa leitura fundamental para você, mas lembre-se que o importante de qualquer método é conseguir perceber o que é essencial para você. Assim também é com as rotinas matinais, você não precisa acordar às 4 da manhã e correr uma meia maratona, logo de manhã, mas é importante criar um momento positivo para o seu dia antes de entrar de cabeça no trabalho. Experimente realizar mais atividades físicas durante a primeira hora, tomar mais sol, ouvir música ou até mesmo conversar com um amigo. Sinta o que te faz feliz. 

 

E você tem algum ritual que realiza de manhã? Compartilhe nos comentários vamos adorar saber. =)

2 thoughts on “Como ter uma rotina matinal essencial para você

    • Wish Planner says:

      Oi Tathiana! Uma boa dica é começar a aplicar aos poucos para ir sentindo o prazer em aplicar as rotinas e depois ir aumentando a duração das atividades. =)

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