Mentes Organizadas: a mãe, escritora e palestrante Elisama Santos

Elisama Santos é escritora, autora de "Tudo eu! Confissões de uma mãe sincera" e {Re}Olhar – acolhendo quem somos e os filhos que temos. Mãe de Miguel e Helena, encontrou na maternidade o começo de uma grande mudança na vida. Dedica-se a estudar – e compartilhar – a comunicação não-violenta e o autoconhecimento, certa de que mudará o mundo. No Programa Reolhar ela compartilha mais desse conhecimento e hoje na entrevista do Mentes Organizadas poderemos ver como ela lida com a rotina de mãe/empreendedora. 


Nas atividades do seu dia a dia, no que você se considera expert?
Eu sou muito humana nas minhas trocas com minhas seguidoras e clientes, pra ouvir e pra falar. Tenho buscado me ouvir com empatia e a partir dessa prática a gente começa a escutar o outro com mais empatia também. Sou apaixonada pelas nossas emoções e por isso me dedico, diariamente, a buscar formas de educar que cuidem das nossas emoções.  

Como você faz para não perder os seus objetivos de vista?
Tenho dois lembretes vivos que não me permitem esquecer dos meus objetivos de vida, meus dois filhos, Miguel e Helena. Eles me fazem lembrar do que me move. Meu trabalho é focado em relações, e quando a nossa começa a apresentar travas é porque estou me perdendo nas conexões, e por isso digo que são os meus lembretes. 

Você usa alguma técnica ou ferramenta para gerenciar o seu tempo?
Minha produção criativa é muito orgânica, quase caótica.  Tentei GTD, mas não consegui manter por muito tempo. A minha forma de organizar minha produtividade é estabelecendo prazos pra quase tudo. Destrinchar os passos para lançar um novo produto, por exemplo, e ir colocando deadlines. Minha primeira profissão foi como advogada, talvez por isso essa coisa de estabelecer prazos funcione bem. 

Eu sou muito atenta as minhas revisões semanais. Toda semana entro em contato com meus objetivos e projetos e isso me ajuda a manter o foco. O meu ritual de revisão semanal acontece geralmente aos domingos no final de tarde. Vou para um lugar tranquilo, coloco uma música, separo os meus materiais (computador, caderninhos e canetas) e por uma hora fico concentrada em planejar a minha semana. É um ritual muito gostoso e que faz muita diferença pra mim, pois é o que me ajuda a ficar em contato com o que mais importa
Sobre ferramentas, utilizo no  meu sistema o Evernote para gerenciamento de notas, Trello para gerenciamento de projetos com a equipe, Todoist para checklists e tarefas recorrentes e Bullet Journal para planejamentos e acordos. Possuo então um sistema misto de organização, que linka ferramentas analógicas com digitais.

Você pode perceber que o meu sistema foi montado com um apanhado de coisas que funcionam pra mim. O benefício então é que tenho ferramentas e técnicas que podem me ajudar com o meu fluxo. Gosto e aplico a organização personalizada. Cada pessoa tem um jeito e por isso mesmo, observar e descobrir o que funciona pra cada um é a melhor maneira de seguir.
quote-left
quote-left
quote-left

Na vida de mãe empreendedora muitas coisas dependem da rede de apoio.

O que você faz para economizar o seu tempo?
Nunca pensei nisso, em como economizar o meu tempo. Sou do time que busca aproveitar as oportunidades, extrair o máximo do tempo de trabalho e de lazer.  

Como você recarrega as energias? O que você faz quando quer esquecer o trabalho?
Leio, danço e brinco com as crianças. Ler ficção, de Harry Potter a Saramago, amo livros. 

É difícil esquecer completamente do trabalho, pois o que eu faço está muito relacionado ao meu próprio estilo de vida. Mas tenho minhas válvulas de escape e relaxamento. Medito todos os dias para exercitar a minha mente e isso sempre me traz muita energia.

Também faço Yoga e por uma hora fico completamente imersa na minha prática, sem pensar no resto do mundo. Gosto de estar na natureza, encontrar meus amigos e ver filmes. Geralmente quando o bicho pega e me vejo mais estressada, recorro a alguma dessas atividades e me sinto bem mais tranquila e com motivação para retornar ao trabalho posteriormente.

Se inscreva na nossa newsletter para ser notificado sempre que uma nova entrevista for ao ar!

Como você organiza o seu espaço de trabalho?
O que você não pode viver sem para se organizar?
Meu espaço de trabalho é minimalista, tenho computador, planner e canetas. Esse foi o primeiro ano que usei um
planner bullet journal e acho que facilitam muito a vida! 

Qual a principal dificuldade que você tem em manter a sua rotina organizada?
Como você costuma reverter essa dificuldade?
A maior dificuldade é não depender apenas de mim nesta organização. Na vida de mãe empreendedora muitas coisas dependem da rede de apoio. É um universo a parte do empreendedorismo normal, uma realidade muito diferente.  

Rapidinhas
Qual livro você sempre indica aos seus amigos?
Comunicação não violenta, do Marshall Rosemberg. Acho fantástico!  

Qual é o melhor conselho que você já recebeu?
​Feito é melhor que perfeito. Melhor conselho possível! 

Complete:
Minha manhã perfeita começa com ... sol, música e trocas de carinho com as crianças. 

Meu dia ideal não pode faltar… gargalhadas.

Estou lendo… As brumas de Avalon e O poder do Agora

Eu adoraria ver... Carolina Nalon responder essas mesmas perguntas.

https://gabrielabrasil.com

Continue acompanhando a Elisama:

Conheça o programa Reolhar * ​Instagram  * Facebook

O projeto Mentes Organizadas foi inspirado no How I Work. Aqui entrevistamos pessoas que nos inspiram sobre como elas se organizam para uma vida produtiva, para compartilhar esse aprendizado com mais pessoas.

Se você tem alguém para nos indicar que gostaria de ver por aqui nos envie um e-mail 🙂

Posts Relacionados

Gostou desse post? Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades
Seja notificado quando um novo post sair, além das nossas promoções especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *