Essencialismo, como manter o foco no que importa

Desde a mudança que tivemos na Wish Planner estamos vivenciando cada vez mais o Essencialismo. E aproveitando o começo do ano sentimos a necessidade de aprofundar mais esse tema com você.

A humanidade está vivendo em um período onde tem acesso a qualquer informação na palma das mãos. Ao mesmo tempo, também podemos adquirir muitos produtos. Para quem viveu nos anos 80 e 90 (entregando a minha idade), sabe como é ter escassez de oferta. Não existia muita alternativa de brinquedos e durante a adolescência ainda não tínhamos celular. Poucos eram aqueles que tinham um computador com acesso a internet. 

No inicio dessas mudanças, a velocidade em que os humanos geravam informação era mais lenta se comparada com os dias atuais. Essa velocidade foi se acelerando a cada ano mais e mais. Hoje temos o excesso de opções de produtos e de informação. Para qualquer necessidade existem diversas ofertas para serem escolhidas. E como isso impacta as nossas vidas?

Como você lida com tanta informação?

Antes de falar sobre Essencialismo é importante a gente entender o impacto que uma vida com excessos pode gerar em nós. Quando o assunto é produtividade, nos enganamos quando acreditamos que ser produtivo é fazer tudo e nos manter sempre ocupados. Ou seja, apesar de tantas oportunidades estarem por aí, será que realmente é necessário aceitarmos tudo? Qual o impacto que essa demanda tem em nossa saúde mental?

Uma alternativa seria focarmos em poucas coisas importantes na nossa vida ao invés de dispersamos a nossa energia em tudo.

Tente imaginar que o cérebro é uma máquina que se alimenta de energia para funcionar. A energia é um recurso limitado que se repõe a cada dia. Se você tentar fazer tudo, corre o risco de gastar sua energia com atividades que não são tão importantes. Ao final do dia você se sente sem energia e com a sensação de que não fez muita coisa. Sentimos a fadiga de decisão, tendo a nossa capacidade de fazer escolhas reduzida por causa do cansaço de tantas decisões que tentamos tomar ao longo do dia.

O que é Essencialismo?

A primeira vez que ouvi esse termo foi no livro “Essencialismo: A disciplinada busca por menos” de Greg McKeown. Tudo se conectou e fez bastante sentido para a minha vida. Essencialismo é você gastar o seu tempo e energia da forma mais sábia possível para dar sua contribuição máxima fazendo apenas o essencial

Com o Essencialismo percebemos que somente poucas coisas realmente importam e está tudo bem você dizer não e deixar para lá algumas “oportunidades”. Tornar-se essencialista é um objetivo constante. Você não pode alcançar o objetivo, você só pode se esforçar para buscá-lo. As reflexões sobre o Essencialismo mudam constantemente a nossa forma de perceber o mundo. Aos poucos você levará essa visão para além da produtividade. Aprendendo a reduzir, simplificar e manter o foco nas diversas áreas da sua vida. É desapegar constantemente para estar mais próximo daquilo que faz diferença para a sua vida. 

Focando no que realmente importa

Um exemplo de como o Essencialismo está presente há um tempo em nossas vidas é o Princípio de Pareto. Esse princípio diz que em tudo o que fazemos há sempre 20% das atividades que vai entregar 80% dos nossos resultados desejados. A origem da Lei de Pareto veio de um economista italiano, Vilfredo Pareto, que notou que 80% da riqueza do mundo eram controladas por apenas 20% das pessoas. Hoje, este conceito tem sido aplicado aos negócios, saúde, despesas, etc. Nos ensinando a realmente focar nossas energias naquilo que fará diferença para as nossas vidas. Se você gosta de modelos mentais como esse, vai adorar esse nosso artigo.

Como você pode começar o caminho do Essencialismo?

A base do Essencialismo é saber o que realmente importa para você. É simples e ao mesmo tempo complexo. Não existe uma regra ou passos específicos para você seguir que irão te garantir uma vida Essencialista, mas vamos dar aqui alguns conselhos que podem te ajudar no despertar e exercício.

Busque o autoconhecimento

Sabemos que o autoconhecimento entrou bastante em moda nos últimos anos. No entanto, isso não pode diminuir a importância de exercitarmos a nossa busca. Autoconhecimento é mais do que uma palavra bonita ou uma série de regras para ser feliz. É sair do automatismo das nossas vidas e ter mais consciência dos motivos de realizarmos algo.

Planner 2020
Ferramenta de autoconhecimento no Planner 2020

Existe uma série de exercícios que você pode realizar para buscar esse entendimento. Na Wish Planner nós desenvolvemos o Método AGORA. Ele é composto de 5 Etapas e a base dele é o Autoconhecimento. A cada edição e modelo dos nossos planners nós buscamos novas ferramentas para te ajudar nessa jornada. Você pode ver mais dos nossos modelos aqui.

Aceite o poder de dizer não

Durante muito tempo por conta da minha criação sempre me preocupei muito em agradar os outros. Dessa forma, eu acreditava que teria mais amigos e no trabalho seria reconhecido. No entanto, a verdade é que acabava me anulando para agradar os outros e no trabalho me estressava muito mais do que era necessário, acumulando funções que não eram minha responsabilidade. Não existe problema algum você ajudar os outros, o problema começa quando você vira o faz-tudo. E ao invés de ganhar respeito por conseguir resolver os problemas, eu era encarado como o faz-tudo e apaga incêndio.

O livro Essencialismo tem um capítulo dedicado ao poder do não. Foi libertador poder ter uma nova visão sobre isso e comprovar na prática como ele funciona. Hoje eu seleciono melhor os projetos que eu entro e até mesmo os compromissos. Ao invés dos amigos ficarem chateados comigo, eles compreendem os meus motivos e admiram mais o meu sim. Ele deixou de ser algo banal para ser essencial.

Saiba definir limites

É a velha história do gato em Alice no país das Maravilhas “Se você não sabe onde quer ir qualquer caminho serve”.

Existe um conceito criado por Cyril Northcote Parkinson que diz o seguinte: “O trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização”. Esse conceito é conhecido como Lei de Parkinson. Quando temos urgência tendemos a resolver muito mais rápido, não é verdade? Isso ocorre pela definição do limite de tempo. Quando definimos limites podemos refletir o esforço que será necessário, a qualidade que podemos oferecer e até mesmo a urgência que ela terá.

Planner 2020 Tropical 13

Indo para além da produtividade, definir limites é uma forma de ter autocuidado. Em tempos onde estamos conectados a todo momento, é muito importante resgatarmos esse conceito para saber definir o horário que passamos trabalhando ou até mesmo em redes sociais.

Crie limites na sua vida ou os outros preencherão por você. É libertador. =)

Como se manter no Essencialismo?

O Essencialismo é um ciclo. Estamos há algum tempo aplicando esse conhecimento na Wish Planner e nas nossas vidas e a cada dia descobrimos que temos mais um passo para seguir ou melhorar. Não existe pressão para estarmos certos no Essencialismo. Isso é fabuloso e nos permite vivenciar muitas coisas boas.

Se você quiser aplicar esses conhecimentos, te convido a conhecer o Wish Planner Anual. Ele é o nosso modelo mais completo para Planejamento Pessoal. Além de possuir ferramentas para você aplicar o Método AGORA e o Essencialismo, você receberá vídeo aulas exclusivas onde ensinamos a melhor forma de utilizar o seu planner. Saiba mais: detalhes dele:

Um breve resumo…

Para fixar o aprendizado veja o webinar que gravamos sobre Essencialismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *