Mentes Organizadas: Juliana, Empreendedora no Vegan Cake

De uma vida acadêmica para uma empreendedora responsável pela primeira confeitaria vegana do Rio de Janeiro, a Cake Vegan Cake​. Juliana Sayuri será a nossa entrevistada de hoje. Falaremos sobre ócio criativo, a importância de contar com parceiros para ajudar nos seus projetos e muito mais!


Nas atividades do seu dia a dia, no que você se considera expert?
Qual é o seu segredo?
Eu sou expert em fazer nada​. Sempre fui preguiçosa e lenta fisicamente. E pra mim ócio criativo é sagrado. Quando mudei de acadêmica para empreendedora foi um choque: acordar cedo, trabalhar no mínimo 8 horas por dia... Mas obviamente eu fui levando a minha empresa para que eu voltasse a vida laser. 

O segredo é que para cada hora trabalhada eu passo pelo menos 2 ou 3 horas pensando. Funciona assim: eu passo o dia inteiro com parte do meu cérebro ruminando projetos, textos, planejamento, e quando eu sento pra executar, sai bem rapidinho e eu quero terminar o mais rápido possível! Pra mim funciona porque eu amo meu trabalho, então passar o dia inteiro pensando sobre isso não me incomoda, assim como não me incomodava passar meus dias pensando em livros e teses quando eu era acadêmica.

Como você faz para não perder os seus objetivos de vista? Você tem algum rito para ficar sempre em contato com as suas prioridades?
A gente vai aprendendo a se planejar, trabalhar com objetivos de curto, médio e longo prazo. Quando eu era mais nova isso era meio que instintivo. Funcionava, mas a falta de planejamento deixava lacunas sim, eu me perdia, perdia tempo, falhava mais. Então tem algumas palavras de ordem: disciplina, estudo, análise, autoanálise e aquilo que não se nomeia que é uma puta força de vontade que me move todos os dias pra levantar da cama. Agora, com a gentileza de saber que tem uma margem de erro, de mudança, às vezes o objetivo muda, às vezes a gente falha, ou aparecem variáveis que não estavam no início do plano.

Existem muitas técnicas para gerenciar nosso tempo e aumentar a produtividade. Você usa alguma técnica ou ferramenta para gerenciar o seu tempo?
Quais benefícios você enxerga na ferramenta/técnica que você usa?
Como falei lá em cima, o acadêmico é lento por natureza, precisa de tempo pra desenvolver uma ideia, mas como empreendedora, estou aprendendo que se adiantar e planejar é libertador, sobra ainda mais tempo!

Estou usando a combinação de várias técnicas e métodos para alcançar este objetivo. Faz um tempo eu comecei a escrever mais, estou tentando usar aplicativos de organização, principalmente no computador e celular, além disso comecei a usar a Wish Planner ​desde o ano passado e já comprei o planner anual pra 2018!

quote-left

uma coisa que já entendi faz tempo é que fazer o que a gente não sabe ou o que não gostamos é o pior consumidor de tempo e sugador de energia do mundo!

O que você faz para economizar o seu tempo?
Além das medidas que citei acima, uma coisa que já entendi faz tempo é que fazer o que a gente não sabe ou o que não gostamos é o pior consumidor de tempo e sugador de energia do mundo! Então finalmente estou encontrando pessoas incríveis pra trabalhar comigo, hoje tenho uma mentora especializada em comunicação digital e empreendedorismo feminino (Amanda Costa), tenho um marketing incrível (Nativa BH) e mais recentemente fiz uma parceria com o Tiago (Wish Planner), convidando-o pra tocar comigo o projeto de
Workshop em Empreendedorismo Vegano

As atividades que não posso terceirizar eu estou tentando separar um período do dia pra executar. Ainda não consigo passar mais de 1 hora sem olhar as redes sociais da minha empresa, mas um dos meus sonhos é verificar somente umas 3 vezes no dia.

Como você recarrega as energias? O que você faz quando quer esquecer o trabalho?
Eu queria poder dizer: vou a praia, cachoeira, mas seria mentira. Eu durmo e vejo Netflix e como. Mas em Fevereiro faço 40 anos e estou planejando desligar meu celular por 1 semana inteira! Se você acha pouco, nem vai querer saber que eu não desligo o meu celular faz quase 5 anos…

Se inscreva na nossa newsletter para ser notificado sempre que uma nova entrevista for ao ar!

Como você organiza o seu espaço de trabalho? O que você não pode viver sem para se organizar?
Eu nunca tive uma casa casa, já morei em república, navio, hotéis, casa de mãe, sogra, pai, naquele quartinho dos fundos daquele amigo na Bahia. Não ter casa durante umas 2 décadas foi extremamente libertário e criativo pra mim. Porém recentemente isso começou a ser limitante no sentido que comecei a precisar de equipamentos mais profissionais, um escritório mais confortável, então como estou de mudança em breve, está na minha lista de objetivos ter um escritório foda, vou precisar de um excelente computador, de uma mesa e cadeira confortáveis, uma boa câmera, uma cozinha bonita, a lista é grande.

Qual a principal dificuldade que você tem em manter a sua rotina organizada?
Como vc costuma reverter essa dificuldade?
Eu não tenho dificuldade com rotina, aliás, sou extremamente metódica. Sou do tipo da pessoa que faz tudo igual todos os dias e que pede sempre as mesmas comidas nos restaurantes que gosto e principalmente não sou muito chegada a nada novo. Sair da minha rotina é que é uma dificuldade, mas já entendi que ou eu aceitava que o mundo mudou ou eu ia fazer miçanga como boa pessoa de humanas que sou.

Rapidinhas
Qual livro você sempre indica aos seus amigos?
Literatura morreu, então eu indico The Walking Dead. Não me leve a mal, sou mestre em Literatura Inglesa.

Qual é o melhor conselho que você já recebeu?
Não é exatamente um conselho, mas "God is dead".

C​omplete:
Minha manhã perfeita começa com …. Sem despertador + meia hora na cama.

Meu dia ideal não pode faltar… Sol e água

Estou lendo… Como Usar a Internet para Alavancar as suas Vendas ou Criar um Negócio Digital do Zero

Continue acompanhando a ​Ju:

Site da ​Vegan Cake * Facebook * Instagram

#030303

Essa entrevista foi ligeiramente editada. 

O projeto Mentes Organizadas foi inspirado no How I Work. Aqui entrevistamos pessoas que nos inspiram sobre como elas se organizam para uma vida produtiva, para compartilhar esse aprendizado com mais pessoas. 

Se você tem alguém para nos indicar que gostaria de ver por aqui nos envie um e-mail 🙂

Posts Relacionados

Gostou desse post? Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades
Seja notificado quando um novo post sair, além das nossas promoções especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *