Kanban: Aprenda um método ágil para gerenciar suas tarefas

Kanban é um sistema de gerenciamento de projetos criado por Taiichi Ohno (engenheiro da Toyota). Ele passou a utilizar um quadro de tarefas que mostrava o fluxo de trabalho de seus funcionários. Assim todos poderiam visualizar quais tarefas já estavam concluídas e quais ainda necessitavam ser feitas.

O sistema Kanban Pessoal é uma versão mais simples do Kanban tradicional, que podemos utilizar para organizar nossas tarefas do dia a dia. Foi adaptado em 2011 por Jim Benson e Tonianne DeMaria Barry.

Perfeito para quem tem uma tendência a começar vários projetos ao mesmo tempo, mas costuma terminar poucos deles, o sistema Personal Kanban é incrivelmente simples, e ajuda você a visualizar o progresso das tarefas através de todos os seus projetos.

O Kanban Pessoal possui apenas duas regras : visualize seu trabalho e limite o trabalho em andamento.

Quadro Kanban 

Eis como o Kanban funciona: crie um quadro, dividido em três colunas : ToDo, Doing e Done. Em Português : “A Fazer”, “Fazendo” e “Feito”. Como o quadro deve ser visualizado todo dia, é indicado montar em uma parede usando post-its.  

Comece escrevendo as tarefas pendentes em post-its e posicionando no quadro na coluna “A Fazer”. O ideal é que você insira até 3 tarefas nessa coluna para conseguir manter o foco e prioridade. Quando iniciar a tarefa transfira o post-it para a coluna “Fazendo”. Nessa coluna eu recomendo deixar apenas uma tarefa, lembre-se que o nosso cérebro se distrai facilmente e nós não somos multifuncionais. Por isso é importante exercitar o foco e priorização, que são fundamentais para a produtividade. 

Após executar a tarefa mova para para a o “Feito”. Se for uma tarefa que precisa da revisão de outra pessoa deixe o post-it até você compartilhar com a equipe o que você fez e se estão todos de acordo. Feito isso você pode descartar o post-it e repetir o mesmo fluxo para as próximas tarefas.

kanban
O Calendário de parede da Wish Planner possui sistema Kanban. Compre aqui.
R$35,00
R$30,00

Ao usar um espaço finito para “A Fazer” e “Fazendo”, você vai ver o quão rápido essas duas categorias se enchem de projetos. Você tem então um lembrete físico e constante de que tarefas você precisa se concentrar ao terminar seus projetos atuais antes de começar novos projetos. Ao mesmo tempo, ter toda a visão geral de seus projetos organizada na sua frente te ajuda a ter controle do progresso do seu trabalho como um todo. 

Se você quer começar a praticar a gora o kanban com a sua equipe ou sozinho, nós criamos um calendário que possui esse sistema. Além do kanban ele possui frases inspiradoras para cada mês. Impresso com super qualidade ele vai até Janeiro de 2019! Clique aqui para ver mais detalhes.

 

Referências: Todoist e Meu Mundo Organizado

Posts Relacionados

One thought on “Kanban: Aprenda um método ágil para gerenciar suas tarefas

  1. Lopes Rita says:

    Oi! Adorei o artigo. Como maioria das pessoas tenho grandes dificuldades em planejar e organizar a minha vida. Muitas vezes minha vida profissional colide com a vida privada.. Para dizer a verdade, há muito tempo que pensave de mudar algo.. Agora estou pensando de utilizar Kanban para tentar a arrumar mina rotine Encontrei o link assim para elaborar o proporio quadro Kanbna : https://kanbantool.com/pt/ ?? – ja ouvi muitas pessoasa falar de este quadro prinicipal, mas gostaria de saber a sua opinião. Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indique e presenteie seu amigo com um cupom de 10% de desconto.Clique aqui.
+