Os 5 melhores livros para ler e organizar a vida em 2021

Eu amo ler. Tenho no meu Wish Planner uma lista de livros para ler onde consulto sempre que vou fazer uma nova aquisição ou adicionar uma indicação que me interessou. E também criei uma lista dos livros lidos ao longo do ano, onde separo pelos temas. Isso porque tento diversificar minhas leituras entre obras literárias e livros mais práticos.

Para as obras literárias eu tenho escolhido tanto livros escritos por mulheres (como Maya Angelou e Ana Maria Gonçalves), quanto clássicos brasileiros. Eles me ajudam a relaxar e expandir os horizontes.  E entre os livros mais práticos, relacionados a métodos de organização, produtividade e planejamento, que me ajudam a implementar soluções nos meus projetos da vida. São esses últimos que eu selecionei aqui os que até esse ano de 2020 são os que mais indico:

 

1. O método GTD – A arte de fazer acontecer

Sua mente deve estar livre para criar, e não preocupada em reter informações. Foi com esse argumento que David Allen criou o método GTD – Getting Things Done: um sistema de gestão que tem ajudado inúmeras pessoas e empresas a colocar ordem no caos. Eu amo os conceitos desse método e ele é aplicado de forma bastante orgânica e intuitiva no Wish Planner como ferramenta. Nesse post falei como priorizar tarefas de acordo com o GTD.

Acesse o livro A Arte de Fazer Acontecer aqui.

2. Essencialismo

Neste livro, Greg McKeown mostra que, para equilibrar trabalho e vida pessoal, não basta recusar solicitações aleatoriamente: é preciso eliminar o que não é essencial e se livrar de desperdícios de tempo. Devemos aprender a reduzir, simplificar e manter o foco em nossos objetivos. Nesse post falamos como manter o foco baseado no essencialismo.

Acesse o livro Essencialismo aqui.

3. A mente organizada

Muito do que defendemos na Wish Planner sobre discernir o que é vital e eliminar os excessos para não causar fadiga de decisão, vem desse livro. Enquanto notícias, textos, contas e aplicativos invadem nosso cotidiano, espera-se que tomemos rapidamente decisões cada vez maiores. Em capítulos instigantes sobre temas que vão desde a gaveta bagunçada da cozinha até cuidados com a saúde, David Levitin mostra métodos que podemos aplicar no dia a dia para adquirir uma sensação de controle sobre a maneira como organizamos nossos lares, nossos ambientes de trabalho e nossas vidas.  A partir da leitura desse livro surgiu um dos textos que mais gosto aqui no blog: Como manter a mente organizada e produtiva.

Acesse o livro A mente organizada aqui.

4. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes é uma abordagem holística e integrada à solução dos problemas pessoais e profissionais baseada nos seguintes conceitos: seja proativo; comece com o objetivo em mente; primeiro o mais importante; pense ganha/ganha; procure primeiro compreender, depois ser compreendido; crie sinergia; afine o instrumento. O autor também advoga pelo planejamento semanal e rende de reflexões a dicas práticas. Um dos grandes aprendizados que tive com esse livro é sobre o Círculo de Preocupações.

Acesse o livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes aqui.

5. Trabalhe 4 horas por semana

Esse livro tem uma chamada que pode beirar o sensacionalismo, mas a leitura dele nos leva a muitos insights de como valorizar e otimizar nosso tempo de trabalho para que possamos criar mais espaço para viver nossos sonhos no presente. A partir dos insights desse livro nasceu o post Como ser mais produtivo e menos ocupado em 13 passos.

Acesse o livro Trabalhe 4 horas por semana aqui.

 

Espero que tenha gostado das indicações. Comente aqui alguma lição de aprendeu com algum desses livros que você aplica fielmente a sua vida ou me indique o seu predileto. Vou adorar saber!

Se achar que essas indicações podem ajudar mais pessoas, compartilhe agora nas suas redes sociais! Gratidão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *