Como uma mãe empreendedora organiza a rotina em home office

Convidamos a Gracielle Queiroz da Arteria Design Studio para escrever um guestpost sobre uma questão importante que muitas pessoas nos perguntam: como organizar a rotina com filhos. A Graci é uma grande amiga e parceira em muitos projetos de sucesso, além de usar o Wish Planner há anos! Recomendo que visite o site da Arteria pois ela ajuda empreendedores e pequenos negócios a terem uma marca profissional e sólida através do design. E no final desse texto (que está delicioso de ler) deixei um presente. 😉


Olá, eu sou a Gracielle Queiroz, tenho 36 anos, sou mãe da Isabella de 4 anos e designer da Arteria Design Studio. Vim contar um pouco da minha jornada como mãe e empreendedora.

Eu trabalho em home office há uns 3 anos, e isso já é uma tarefa super complicada quando se tem uma criança pequena que demanda toda sua atenção. Somando isso ao fato de estarmos vivendo um momento de pandemia, a coisa pode ficar muito séria e afetar nossa sanidade mental. Quem é mãe e ainda não surtou desde quando começou a quarentena?

Então, vou te contar um pouco do meu aprendizado principalmente nesse período, e como estou fazendo para conciliar o trabalho home-office com a maternidade. Quem sabe te ajudo de alguma forma né!?

PLANNER

Sabe aquela sensação boa que dá quando a gente faz arrumação no armário? Me sinto assim sempre que estou preenchendo meu planner, uma sensação de leveza, de colocar as coisas nos lugares adequados para que funcionem melhor e assim conseguir tirar melhor proveito delas. Só depois que eu comecei a usar o Wish Planner eu fui aprendendo a realmente fazer um planejamento de vida FOCADO EM MIM, e não apenas um planejamento com metas, prazos e rotinas de trabalho como já fazia.

Todas as dicas e métodos que fui aprendendo com o planner, de alguma forma me ajudaram a colocar em prática atitudes com minha filha que realmente estão funcionando! A rotina dessa quarentena me fez aprender mais ainda sobre como dar meu melhor para esse ser humano que estou ajudando a construir.

 

Uma das formas de dividir tarefas no planner que mais uso é por período de tempo (manhã – tarde – noite), e agora também divido por coisas que tenho a fazer COM e SEM a Isabella, coloco até em cores diferentes, visualmente facilita demais.

Disciplina É liberdade e isso nunca foi tão verdade em minha vida como nesse momento. Usar o planner me fez ter MUITO mais disciplina, assim tenho MUITO mais tempo livre com minha filha.

Porém, um fato precisa ser dito: ter uma criança pequena em casa pode fazer qualquer planejamento babar de vez. Então, a primeira dica é: não se cobre tanto, você está fazendo o seu melhor.

Vamos lá, e lembre-se que estou falando de uma criança de 4 anos, a abordagem muda de acordo com a idade.

MÉTODO DA NEGOCIAÇÃO

Sou adepta da criação com apego e respeito, nunca usaria de nenhum tipo de punição com minha filha. Negociar acabou sendo a saída mais natural que encontrei para resolver os conflitos diários. Exemplo: ela não quer tomar banho por que está vendo desenho. Ao invés de eu insistir, gritar, brigar, desligar o desenho e levar pro banho de qualquer jeito, eu vou negociar: “então tá bom, quando esse desenho terminar nós vamos escolher uma bonequinha para tomar banho junto com a gente, vai ser muito legal e se você quiser pode ver mais desenho depois do banho.”  Isso funciona 99% das vezes, ela responde “então tá bom”. Isso também tem a ver com respeitar a criança. Se coloque no lugar dela: imagine que você está vendo um filme muito bom e vem alguém e diz que você precisa desligar agora, você que é adulto não iria gostar, por que uma criança deveria aceitar de boas?

FOCO TOTAL NA AÇÃO

Naqueles momentos em que forem fazer alguma coisa juntas, na hora da brincadeira, de ler o livro de historinha, de comer… dê sua TOTAL atenção! Deixe o celular bem longe. Desligue a televisão. Faça com que o tempo – por mais que seja pouco – junto da criança, seja aproveitado ao máximo. Foque em uma coisa de cada vez. Isso é tão importante para ela, e a gente nem se dá conta. Eu fui me dar conta de que não estava conseguindo brincar de casinha com ela sem parar de olhar pro celular diversas vezes, e ela me chamou atenção “mamãe, larga isso pra lá”. E assim eu fiz.

DELEGUE TAREFAS SIMPLES

Uso isso nos momentos em que estou trabalhando, então faço com que ela se ocupe de alguma maneira, e isso faz com que ela também sinta que está colaborando. A Isa tem nela um altruísmo que veio de berço e o fato dela querer sempre me ajudar em tudo já é maravilhoso. Ah, ter um canto específico para trabalhar faz TODA a diferença, não apenas para nós, mas para a criança. Em casa eu tenho meu escritório, então toda vez que sento lá, ela já sabe que vou trabalhar. Aí como não posso brincar junto nesse momento, eu começo a delegar algumas coisas, tipo:  “Isabella, olha as plantas estão tão tristinhas e hoje tá muito calor né, por que você não pega o regador e joga água nelas?” “ Isa, você poderia enquanto mamãe trabalha, colocar todos os brinquedos espalhados no chão, dentro da caixa, porque aí eles não vão se perder e poderemos brincar de novo”. Essas coisas vão dando um senso de responsabilidade e pertencimento na criança e te darão tempo.

FAÇA CHECK-LIST DAS COISAS QUE REALIZARAM NO DIA

Eu tento fazer isso todo dia na cama antes de dormir, a gente vai lembrando juntas e numerando tudo que fizemos. Pode parecer besteira mas não é. Isso vai gerando autonomia na criança, pois ela se sente mais capacitada por ver tantas coisas que aprendeu e ajudou em casa. Liste até as mais simples: “Hoje a Isa comeu tudo sozinha,  pintou o desenho todo sem borrar, aprendeu a escrever o número 5, aprendeu como que o arco – íris aparece no céu, ajudou a mamãe a limpar os móveis e ainda colocou todas as roupas limpas na gaveta dela. Parabéns, mamãe está muito orgulhosa de você!”

SEMPRE CUMPRA COM O PROMETIDO

Essa é importante demais! Nunca engane a criança. Se prometeu, cumpra, nem que não seja por completo. Porque isso gera confiança e dá MUITO resultado positivo. Uma vez o pai chegou de noite morto de cansado do trabalho, e logo ela pediu “papai vamos jogar bola?” ele disse que iria tomar banho e depois jogaria. Imagina né, o cansaço e a vontade de relaxar no sofá depois do banho….mas, ele sabia que tinha prometido, então disse: “papai vai jogar bola só um pouquinho e depois você senta comigo no sofá pra descansar” . E assim foi.  Se você disser que vai dar um brinquedo, que vai levar pra passear, o que for, faça. Criança não esquece e vai te cobrar. Essa atitude de cumprir com a palavra, vai moldando o caráter e ensinando que devemos honrar com nossas responsabilidades.


INCLUA A CRIANÇA NUM NOVO HÁBITO

Uma das coisas que a quarentena trouxe de bom, foi criar o hábito de me exercitar. Eu estava completamente sedentária (antes eu ainda pedalava de bike) e engordei uns 7 quilos. Senti que precisava mudar e aquela pessoinha ali do meu lado iria ser minha parceirinha. Comecei como uma brincadeira de fazer yoga junto com ela, no começo foi só farra, ela fazia um pouco e já enjoava. Mas, como foi me vendo fazer todo dia, ia me imitando e ficava o tempo todo me motivando “ainda não acabou mamãe, vamos fazer mais, você tá muito preguiçosa!” Depois comecei uns exercícios mais pesados focados em perder barriga e peso. Então, além dela se sentir importante (pois sempre digo que só consigo fazer porque ela me apoia e faz junto) eu faço o que preciso e ela se diverte gastando a energia acumulada.

Lógico que tem MUITO mais coisas e esse assunto rende, mas por hora é isso.

Para fechar, consegui separar aqui como me sentia ANTES e DEPOIS de ter um planejamento de vida feito com a ajuda do Wish Planner e de leituras indicadas por eles. Eis alguns pontos chaves:

ANTES:

– Sentimento de culpa por não dar conta de fazer tudo
– Frustração
– Rotina Pesada
– Trabalho demais e não tenho tempo para mim
– Totalmente sobrecarregada e sempre cansada
– Falta de foco
– Desmotivada e perdida em relação ao meu trabalho
– Tive até que me consultar no médico e fui diagnosticada com transtorno de ansiedade

DEPOIS:

– Mais produtividade, menos esforço
– Rotina mais leve
– Autoconhecimento
– Mais tempo livre para mim
– Mais tempo para me dedicar à Isabella
– Foquei no que é essencial
– Me reencontrei no meu propósito de trabalho
– Consegui até ajudar outras pessoas!

Não é magia, é Wishplannerlogia!  

É isso, para você que leu até aqui, minha gratidão e espero ter ajudado de alguma forma.

 

Presente da Autora:

Essas são a Gracielle e a Isa! E como prometido elas deixaram um super presente pra selar a parceria #ArteriaWish! Então ao entrar em contato com a Graci na Arteria você ganha 20% de desconto em todos os serviços até o final de 2020! Naming, logotipo, identidade visual,…  Basta citar que você leu esse texto aqui na Wish Planner. 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *