Mentes Organizadas: a vida prática e criativa de Marcos Korody

O papo de hoje é com Marcos, criativo e empreendedor em série junto com a sua sócia da vida, Kalina, ele tem empreendido em diversos projetos que misturam artes, inovação e tecnologia. Nos últimos anos mergulhou nos estudos de design e programação e leva uma vida minimalista e bastante focada em seu propósito. No site da Person.a Marcos se descreve como uma pessoa que gosta de instigar as pessoas à sua volta. Esperamos que essa entrevista possa te inspirar e desafiar a ter uma vida mais criativa e produtiva. 


Nas atividades do seu dia a dia, no que você se considera expert?
Qual é o seu segredo?
Desde garoto gosto de testar e experimentar em diversas disciplinas. Eu tenho muito prazer e facilidade em imaginar e criar coisas que ainda não existem e isso me levou a desenvolver uma série de habilidades diversificadas. Não sou perito em uma coisa muito específica, mas sei bastante de muitas coisas diferentes e, de certa forma, complementares. Esta variedade de capacidades me trazem possibilidades inusitadas e incomuns, que exploro diariamente no desenvolvimento de meus projetos e empresas. 

Como você faz para não perder os seus objetivos de vista? Você tem algum rito para ficar sempre em contato com as suas prioridades?
Anualmente escrevo uma lista macro de objetivos para mim e minhas empreitadas. Esta lista é dividida por trimestres e fica bem visível no meu aplicativo de notas preferido do momento, o Google Keep. Ao término de cada trimestre eu avalio o progresso dos últimos meses e me planejo para completar as minhas metas para os meses seguintes. 

Eu sou muito atenta as minhas revisões semanais. Toda semana entro em contato com meus objetivos e projetos e isso me ajuda a manter o foco. O meu ritual de revisão semanal acontece geralmente aos domingos no final de tarde. Vou para um lugar tranquilo, coloco uma música, separo os meus materiais (computador, caderninhos e canetas) e por uma hora fico concentrada em planejar a minha semana. É um ritual muito gostoso e que faz muita diferença pra mim, pois é o que me ajuda a ficar em contato com o que mais importa

Você usa uma ou mais técnicas e ferramentas para gerenciar o seu tempo?
Quais benefícios elas promovem?
Já testei inúmeras técnicas, ferramentas e modelos mentais existentes. Mantive algumas que deram certo para mim e adaptei outras ao meu workflow. Entendi que simplicidade, estrutura e coerência são essenciais na hora de escolher técnicas e ferramentas.

Sobre ferramentas, utilizo no  meu sistema o Evernote para gerenciamento de notas, Trello para gerenciamento de projetos com a equipe, Todoist para checklists e tarefas recorrentes e Bullet Journal para planejamentos e acordos. Possuo então um sistema misto de organização, que linka ferramentas analógicas com digitais.

Você pode perceber que o meu sistema foi montado com um apanhado de coisas que funcionam pra mim. O benefício então é que tenho ferramentas e técnicas que podem me ajudar com o meu fluxo. Gosto e aplico a organização personalizada. Cada pessoa tem um jeito e por isso mesmo, observar e descobrir o que funciona pra cada um é a melhor maneira de seguir.
quote-left
quote-left
quote-left

Não acredito que seja possível otimizar o tempo em si, mas sim a nossa atenção. Automatizo e delego tudo que é possível para que eu possa ter mais foco nas tarefas que realmente só eu posso fazer...

Vejo a rotina, planejamento e disciplina como as principais técnicas e ferramentas para minha produtividade diária. É o conjunto e a constância que fazem a real diferença.

Na minha rotina atual uso meditação, respirações, exercício físico, boa alimentação e jejum intermitente para potencializar e equilibrar minha energia interna. Tenho dias específicos para reuniões e outros para trabalhar em cada projeto. Todas as minhas tarefas estão divididas por projetos e prioridades na minha ferramenta de gestão de tarefas. Listo no máximo 3 tarefas principais para o dia. Tenho um período reservado para siesta após o almoço e pelo menos 1 hora de leitura e aprendizado por dia. 

O que você faz para economizar o seu tempo?
Não acredito que seja possível otimizar o tempo em si, mas sim a nossa atenção. Automatizo e delego tudo que é possível para que eu possa ter mais foco nas tarefas que realmente só eu posso fazer e que realmente vão fazer a diferença nas minhas empreitadas. Observo e estudo bem as minhas vontades e possibilidades, e invisto somente em projetos que fazem realmente sentido para mim e que podem trazer o retorno que eu espero.

  • Interajo com o e-mail, whatsapp e redes sociais apenas uma ou duas vezes por dia.
  • Tenho um guarda roupa enxuto e padronizado com apenas camisetas cinzas.
  • Trabalho de casa.
  • Vendi o carro e comprei uma moto para otimizar a locomoção quando necessário.
  • Faço mercado e feira pelo celular.  
  • Faço reuniões fora de casa apenas uma, ou duas vezes por semana.
  • Escolho e saio somente com companhias que agregam em locais que eu gosto.
  • Converso com pessoas mais experientes e mentores que me ajudam a ver o caminho mais nitidamente. 

Como você recarrega as energias? O que você faz quando quer esquecer o trabalho?
Corro no parque, nado na piscina, surfo no mar. Toco o violão. Faço uma siesta na rede.

Crio algo com as minhas mãos. Escrevo. Viajo pelo mundo. O trabalho é intrínseco na minha vida e faz parte da minha rotina diária, mas à noite, após o horário estipulado para trabalho, procuro passar tempo com a minha namorada, ler um livro, assistir uma série e ter uma refeição balanceada. E uma vez por semana, geralmente (mas não necessariamente) aos domingos, procuro passar um dia inteiro longe dos projetos e computadores.

É difícil esquecer completamente do trabalho, pois o que eu faço está muito relacionado ao meu próprio estilo de vida. Mas tenho minhas válvulas de escape e relaxamento. Medito todos os dias para exercitar a minha mente e isso sempre me traz muita energia.

Também faço Yoga e por uma hora fico completamente imersa na minha prática, sem pensar no resto do mundo. Gosto de estar na natureza, encontrar meus amigos e ver filmes. Geralmente quando o bicho pega e me vejo mais estressada, recorro a alguma dessas atividades e me sinto bem mais tranquila e com motivação para retornar ao trabalho posteriormente.

Se inscreva na nossa newsletter para ser notificado sempre que uma nova entrevista for ao ar!

Como você organiza o seu espaço de trabalho? O que você não pode viver sem para se organizar?
Meu espaço de trabalho tem o mínimo possível: computador, celular e um chá. Às vezes trabalho em pé, outras numa banqueta ou em uma bola de pilates. Meus softwares de calendário, notas e gestão de tarefas são essenciais para eu organizar a minha vida. 

Qual a principal dificuldade que você tem em manter a sua rotina organizada?
Como você costuma reverter essa dificuldade?
Tenho a tendência a estimar tempo insuficiente para completar certas tarefas do meu dia. Estou avaliando diariamente a minha performance e tomando nota dos resultados para aperfeiçoar minha habilidade de estimar o tempo corretamente.

Rapidinhas
Qual livro você sempre indica aos seus amigos?
Como fazer amigos e influenciar pessoas - Dale Carnegie.

Qual é o melhor conselho que você já recebeu?
1. Preste atenção.
2. Você vai morrer.
3. Você pode ser o que você quiser ser.

Complete:
Minha manhã perfeita começa com …. água morna com limão, respiração, meditação, corrida no parque e café da manhã.

Meu dia ideal não pode faltar… exercício, boas refeições, trabalho e conversas construtivas com meus parceiros, aprendizado e sexo.

Estou lendo… acabei Blue Ocean Strategy e vai ser outro que vou passar a indicar para todos meus amigos (empreendedores). Vou começar a ler Founders at Work. 

Eu adoraria ver... a Kalina e o Elvis Presley  responder essas mesmas perguntas.

Existe algo mais que você gostaria de adicionar que possa ser interessante para os leitores?

"Pensamentos se transformam em palavras. Palavras se transformam em ações. Ações se transformam em hábitos. Hábitos se transformam em caráter. Caráter determina o seu destino." Variação de um provérbio chinês

"Sua vida pode ser definida pelo sistema, ou pela forma como você desafia o sistema." Nomi #SENSE8

https://gabrielabrasil.com

Continue acompanhando o Marcos, conheça os projetos dele:

Person.a * WeJam * Aerogami 

O projeto Mentes Organizadas foi inspirado no How I Work. Aqui entrevistamos pessoas que nos inspiram sobre como elas se organizam para uma vida produtiva, para compartilhar esse aprendizado com mais pessoas.

Se você tem alguém para nos indicar que gostaria de ver por aqui nos envie um e-mail 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *