Meta SMART: 5 passos para criar metas inteligentes 

Você já parou para pensar, quanto esforço perdemos por causa de uma má definição de metas? Por isso o texto de hoje se dedicará exclusivamente a demonstrar como criar uma meta SMART.

Mas… o que é uma meta?

Meta nada mais é do que o caminho para você alcançar algo. Ela serve para materializar e ver o alcance do seu sonho. É através da definição da meta que você saberá as ações necessárias para realizar um objetivo.

É a definição da meta que vai te dar o ritmo das suas ações. Se você definir uma meta muito fácil de ser alcançada, a sua mente pode relaxar, pois não se sentiu desafiada. Mas o mesmo acontece com metas impossíveis de serem alcançadas. Percebemos o abismo que temos que percorrer e acabamos nos sabotando.

Tenha em mente que a meta deve incentivar o desafio, mas não o absurdo.

A melhor forma de construir metas desafiadoras é elaborar uma meta SMART. Essa meta tem esse nome pois é a abreviação de 5 critérios necessários para estarem presentes: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).

 

S (Específico)

O primeiro passo para construir uma meta SMART é ter ela bem especificada. Quanto mais especifica melhor. Jamais crie metas genéricas como por exemplo: Emagrecer mais. O problema com metas desse tipo é que ela não representa o esforço necessário e isso pode interferir bastante na hora de você criar suas ações.

Para não cair nesse engano, tente responder as seguintes questões para tornar a sua meta específica:

  • O que você exatamente deseja alcançar?
  • Onde isso irá acontecer?
  • Você precisará da ajuda de outras pessoas? Quais pessoas?
  • Quais são as condições obrigatórias para conquistar essa meta?
  • Por que ela existe?

Utilizando o exemplo de emagrecer. Teríamos as seguintes respostas:

  • O que você exatamente deseja alcançar? Emagrecer mais
  • Onde isso irá acontecer? Na rua
  • Você precisará da ajuda de outras pessoas? Quais pessoas? Sim, Daniele
  • Quais são as condições obrigatórias para conquistar essa meta? Caminhar todos os dias e me alimentar melhor
  • Por que ela existe? Para melhorar a minha saúde

Dessa maneira a nossa meta que antes estava genérica ficará: Quero emagrecer para melhorar minha saúde, caminhando com Daniele e me alimentando melhor.

 

M (Mensurável)

Agora chegou o momento de pensar em números e aproximar a sua meta SMART da sua realidade. É importante definir números para a sua meta, isso estimula o cérebro e dessa maneira poderemos avaliar como está o alcance e fazer eventuais ajustes no nosso plano para alcançarmos a nossa meta.

Responda as seguintes perguntas para mensurar a sua meta:

  • Quanto é o resultado esperado da minha meta?
  • Quanto tempo será necessário para realizá-la?

Assim, a meta mensurável do nosso exemplo ficará: Quero emagrecer 10 Kg (RESULTADO) em 30 dias(TEMPO) para melhorar minha saúde, caminhando com Daniele e me alimentando melhor.

 

A (Atingível)

De nada adianta elaborarmos planos lindos e super elaborados se não temos uma meta que apresenta condições realistas de serem alcançadas. Avalie o seu histórico ou veja com amigos que já realizaram a mesma meta.

A meta que você definiu está muito fora da realidade? Faça uma reavaliação para deixar a meta SMART atingível e desafiadora.

Imaginemos que a meta do nosso exemplo está incompatível com a nossa realidade. Então refazemos a meta smart para ela ficar assim: Quero emagrecer 5 Kg em 30 dias para melhorar minha saúde, caminhando com Daniele e me alimentando melhor.

 

R (Relevante)

Uma meta SMART para ser relevante precisa ter um significado. Ela precisa estar ligada aos nossos objetivos de vida e também com aquilo que desperta a sua preocupação com o mundo. Dessa maneira teremos aquela sensação de meta cumprida quando chegarmos lá. =)

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T (Temporal)

Toda meta SMART precisa ser temporal, ou seja, além de ter data para começar ela precisa ter data para acabar.

Os prazos são importantes para dar um senso de urgência em nossas ações e evitar a armadilha da procrastinação que faz com que a gente adie as nossas metas. Revise a sua meta e avalie se o prazo está de acordo com a importância e urgência que a meta tem para a sua vida.

O nosso exemplo ficará: Quero emagrecer 5 Kg em 30 dias no mês de Março para melhorar minha saúde, caminhando 3 vezes por semana com Daniele e me alimentando melhor.

Espero que essa postagem possa ajudar na realização das suas metas! Se quiser sugerir algum tema para nossas postagens, fique a vontade para deixar um comentário.

 

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