Método Morning Pages ajuda na limpeza mental

Com o aumento da globalização, dos eletrônicos e das redes sociais, levamos uma vida com um fluxo de interação e informação cada vez mais frenético. Diante disso, cada vez mais pessoas estão sentindo a necessidade de buscar formas de melhorar seu foco, criatividade e auto conhecimento. Pensando em uma limpeza da mente e no desbloqueio criativo, a escritora Julia Cameron apresentou em seu livro “The Artist’s Way” uma  técnica pessoal que se chama Morning Pages (Páginas Matinais) e ajuda no auto conhecimento, clareza e organização de ideias e soluções.

O que são as Morning Pages?

Morning Pages nada mais são do que três páginas que escrevemos à mão, logo pela manhã, e nas quais colocamos qualquer coisa que vier à nossa cabeça. E não existe uma forma certa ou errada de escrever essas páginas. Aqui não se trata de arte, ou de estilo bonito, mas sim de dar passagem ao seu fluxo de pensamentos.

Como iniciar minhas Morning Pages?

Você apenas escreve o que lhe vier à cabeça, pode ser o que for. Por exemplo: “Minha nossa, outra manhã e aqui estou eu escrevendo. Será que vai sair algo? Não posso me esquecer de colocar a roupa para lavar…” – e por aí vai. Qualquer coisa que passar por sua cabeça, coloque no papel. E se por acaso não pensar em nada, apenas escreva: “Não adianta, não consigo pensar em nada para escrever…” – e então deixe-se levar pelo fluxo de pensamentos. A questão não é o conteúdo ou o sentido das frases, mas simplesmente o ato de mover as mãos através da página, dando vazão a tudo o que vier à sua mente.

E tem mais um detalhe: Morning Pages são apenas para os seus olhos, ninguém mais deve vê-las. Na realidade, nas primeiras semanas em que estiver escrevendo, nem mesmo você deve lê-las. Não fique pensando sobre elas – apenas faça: escreva três páginas sobre qualquer coisa pela manhã e siga com seu dia. Então, na manhã seguinte, escreva mais três páginas; e assim por diante. Você pode arranjar um caderno só para isso ou escrever em folhas soltas, guardando-as num envelope –lembrando que são três páginas, e não três folhas. O importante é isso: acumule páginas, e não julgamentos. Pode parecer algo sem sentido, mas as Morning Pages são uma ferramenta poderosíssima para o resgate da criatividade.

Recapitulando:

  1. Escreva pela manhã, antes de qualquer outra atividade.
  2. Escreva em 3 páginas médias.
  3. Escreva livremente a mão.
  4. Rabisque o que vier a cabeça sem corrigir o texto.
  5. Não releia assim que terminar.
  6. Não mostre a ninguém.
  7. Mantenha o hábito de escrever todos os dias.

O próprio ato de escrever à mão também já nos ajuda a desacelerar, já nos deixa mais conectados com os detalhes da vida, com as nossas verdadeiras emoções. Com as Morning Pages, começamos a ir além das camadas superficiais em que geralmente levamos a vida, acessando uma corrente mais profunda do nosso ser. No fundo, Morning Pages são basicamente uma forma de oração. Elas são como uma meditação, um processo espiritual de conexão interior. E, a partir daí, toda a nossa vida começa a transcorrer de forma muito mais clara e criativa.

Esperamos que tenham gostado dessa dica de mais um método de organização, produtividade e autoconhecimento. Compartilhe com a gente sobre o seu processo e quais métodos você usa. Estamos no facebook  e instagram.

 

Referências: http://www.nowmaste.com.br/dicas-para-ser-criativo-e-viver-com-espiritualidade/

Posts Relacionados

5 thoughts on “Método Morning Pages ajuda na limpeza mental

  1. Pingback: 9 dicas de como manter a mente organizada e produtiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Indique e presenteie seu amigo com um cupom de 10% de desconto.Clique aqui.
+