O milagre da manhã: como criar uma rotina de desenvolvimento pessoal

A maioria de nós está tão ocupada tentando administrar, manter ou até mesmo apenas sobreviver às “situações” que não cria tempo para se concentrar no que é mais importante: nossa vida. Qual é a diferença? Nossa situação de vida é o conjunto de circunstâncias, eventos, pessoas e lugares externos que nos cercam. Não é quem somos. Somos mais do que uma situação de vida.

O coach Hal Elrod, autor no livro O milagre da manhã, propõe um conjunto de seis práticas diárias que expandem e mudam sua vida, cada uma desenvolvendo um ou mais dos seus aspectos físico, intelectual, emocional e espiritual, para que você possa se tornar quem precisa ser para criar a vida que deseja. Lembre-se: quando você muda seu mundo interior (sua vida), então seu mundo exterior (sua situação de vida) melhorará paralelamente.

Abaixo, a proposta de uma rotina matinal de 1 hora para você priorizar e dedicar tempo todo dia para seu desenvolvimento pessoal.

Silêncio (5 min)

O Silêncio é uma das melhores maneiras para reduzir o estresse imediatamente, enquanto aumenta sua autoconsciência e proporciona a clareza que lhe permitirá manter o foco em seus objetivos, suas prioridades, e o que é mais importante: para sua vida, a cada dia. Para melhorar nossos ruidosos estilos de vida, acelerados e super estimulados, invista tempo em se centrar e criar um estado mental ideal para lhe conduzir pelo resto do dia.

Meditação (5 min)

Sinta seus pensamentos e suas emoções se acomodando enquanto se concentra na respiração. Esteja ciente de que, enquanto tenta acalmar sua mente, pensamentos ainda o visitarão. Apenas os reconheça, depois, deixe-os ir embora, sempre retornando a concentração para sua respiração. Sem pensar, sem fazer, apenas ser. Continue a seguir suas respirações, e imagine estar inspirando energia positiva, amorosa e tranquila e expirando todas as suas preocupações e o seu estresse. Desfrute o silêncio. Desfrute o momento. Apenas respire…

Escrever (10 min)

Tirando seus pensamentos da cabeça e colocando-os por escrito, você obtém valiosos insights que de outra maneira jamais teria. Escrever todo dia em um diário, com um processo estruturado e estratégico, permite que você dirija seu foco para o que realmente realizou, pelo que é grato, e com o que está comprometido a fazer melhor amanhã. Você pode escrever em seu diário, e inúmeros tipos de diário. Diários de gratidão, diários de sonhos, diários de comida, diários de exercícios etc. Você pode escrever sobre seus sonhos, planos, família, compromissos, lições aprendidas e qualquer outra coisa que sinta que precise se concentrar em sua vida. Uma ótica dica é conhecer e aplicar o método Morning Pages!

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Afirmações (5 min)

Afirmações permitem que você projete e depois desenvolva o estado mental (pensamentos, crenças, concentração) de que precisa. Contudo, pouquíssimos assumem a responsabilidade de escolher ativamente elaborar pensamentos positivos e proativos que agregarão valor às suas vidas. Você pode usar afirmações para começar a se programar para ser confiante e bem-sucedido em tudo que faz, apenas dizendo repetidamente a si mesmo quem você quer ser, o que quer realizar e como o realizará. Com repetições suficientes, sua mente subconsciente começará a acreditar no que você lhe diz, desenvolverá uma ação a respeito, e, eventualmente, se manifestará em sua realidade.

Visualizações (5 min)

Usada com frequência por atletas para aumentar seu desempenho, a visualização é o processo de imaginar exatamente aquilo que você deseja realizar ou conseguir, e, depois, ensaiar mentalmente o que precisará fazer para realizá-lo ou consegui-lo. Simplesmente visualize a si mesmo vivendo seu dia ideal, desempenhando todas as tarefas com facilidade, confiança e prazer.
Veja a si mesmo engajado nas ações positivas que precisará realizar a cada dia (fazer exercícios, estudar, trabalhar, escrever, dar telefonemas, enviar e-mails etc.) e assegure-se de ver a si mesmo desfrutando o processo. Esses exemplos são de curto prazo, mas você pode visualizar como estará vivendo ao realizar seus objetivos. Quando visualiza o que deseja, você desperta emoções que elevam seu espírito e o impelem na direção de sua visão.

Exercícios (20 min)

Exercitar acelera seus batimentos cardíacos, estimula a circulação sanguínea e enche os pulmões de oxigênio. Mas é fácil demais criar desculpas para não fazermos exercícios. Esta é a beleza de incorporar exercícios de manhã; eles são feitos antes que seu dia o desgaste, antes que você tenha oportunidade de ficar cansado demais, antes que tenha um dia inteiro para dar novas desculpas para evitar exercícios.

Leitura (10 min)

É um dos métodos mais imediatos para adquirir o conhecimento, as ideias e estratégias que você precisa para atingir sucesso em qualquer área. Comece com um objetivo em mente. Antes de iniciar a leitura, a cada dia pergunte a si mesmo por que está lendo aquele livro — o que você deseja obter dele — e mantenha a resposta em mente.

 

Sempre que leio um livro que me inspira, gosto que compartilhar esse conhecimento com vocês por meio dos textos aqui no blog e dos infográficos com dicas que você pode ver seguindo nosso instagram. Espero que tenham gostado e que aplique essas dicas adaptando-as a sua vida. O importante é fazer o que lhe levará sempre a sua melhor versão. Compartilhe esse texto com seus amigos!

Texto com trechos do livro O Milagre da Manhã.

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