O segredo dos hiperprodutivos é mais simples do que você imagina

Na contramão do que muita gente pensa, um profissional altamente produtivo não é o que resolve um grande número de tarefas em pouco tempo; na verdade, é aquele que sabe selecionar as poucas atividades que merecem sua atenção — e não desiste até que estejam concluídas.

Entender essa diferença conceitual é o primeiro passo para alavancar o seu rendimento e ter sucesso em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, explica Brian Tracy, especialista em administração do tempo e autor do best-seller “Comece pelo mais difícil”.

Ele afirma que só 10% das tarefas são responsáveis por 90% dos resultados. Todo o resto é irrelevante e pode ser delegado ou eliminado. “O seu rendimento vai dobrar ou até triplicar se você se dedicar exclusivamente às suas prioridades”, diz o especialista.

Tracy não acredita em multitasking, defende que o uso da tecnologia seja regulado pela autodisciplina e diz que a palavra-chave quando se fala em gestão do tempo é “consequência” — isto é, que uma atividade só merece ser executada se tiver efeitos a longo prazo.

 

Confira as 7 principais dicas de produtividade do autor norte-americano que selecionamos da entrevista dada a Exame:

 

1. Invista na sua própria produtividade.

Se tornar mais produtivo é mais simples do que parece.

2. Não desperdice tempo com coisas que não têm nenhum valor, que não produzem nenhum resultado.

Identifique suas prioridades, o que levará você até a realização do objetivo mais importante, e foque nelas.

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3. Delegue, terceirize ou elimine todas as tarefas que não interessam.

Diga “não” para tudo que não estiver ligado às duas ou três tarefas mais importantes do seu dia.

4. Pegue um papel e faça uma lista com tudo que você precisa fazer hoje.

Faça então a seguinte pergunta: se eu pudesse fazer só uma coisa, qual seria? Então comece a trabalhar nela, e apenas nela, até concluí-la.

5. Comece o dia pela sua tarefa mais complicada, mais assustadora.

Persevere até ela estar 100% pronta. Ao se livrar do que é difícil, o seu cérebro vai liberar endorfina e você se sentirá maravilhosamente bem, cheio de energia. A sensação de motivação será tão grande que você chegará a ter vontade de começar uma nova tarefa.

6. Se concentre numa única tarefa, sem interrupções, ignorando todo o resto.

Evite ser multitarefa, pois o gasto de energia e tempo é maior para realizar as mesmas tarefas.

7. Planeje tudo o que você precisa fazer no dia seguinte e organize os seus itens numa lista.

Priorize aquela tarefa que terá grandes consequências positivas para você se for concluída. Depois aquela que terá consequências, mas não tão grandes, e aquela que não trará quase nenhuma consequência. Para o restante, delegue ou elimine. Você pode ver mais sobre como priorizar suas tarefas dessa forma nesse artigo.

 

Esperamos que tenham gostado no nosso resumo da entrevista. O link para a entrevista completa está na fonte abaixo.

Comente aqui quais dessas dicas de produtividade você já pratica na sua rotina e compartilhe esse artigo para seus amigos!

Fonte: Exame

 

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