Planejamento semanal de acordo com A Tríade do Tempo

Planejamento semanal de acordo com A Tríade do Tempo. Aprenda a fazer o seu!

Muitas vezes trabalhamos muito e temos pouco resultado porque não utilizamos bem o nosso tempo, não delegamos, não definimos objetivos claros e não temos métricas de controle. A melhor maneira de prevenir as urgências é o planejamento semanal. Saber colaborar e distribuir atividades pode ajudar você a produzir mais com menos esforço.

Algumas pessoas procrastinam metas, sonhos e tarefas importantes. Seja por medo, insegurança ou qualquer outro motivo, esse tipo de ação é autodestrutiva e acaba adiando o seu sucesso e o brilho da sua estrela pessoal. Devemos colocar sempre significado em tudo o que fazemos. Quando há sentido para as pequenas ações, o tempo corre devagar e aproveitamos mais!

O planejamento semanal é uma forma concreta e eficaz de redução das urgências e foco nas coisas realmente importantes da vida. Quando você transforma essa técnica em um hábito semanal, executado sempre, sem exceções, você realmente consegue ter mais controle sobre as suas atividades.

 

PORQUE FAZER O PLANEJAMENTO SEMANAL AO INVÉS DO DIÁRIO

A semana é o menor período de abrangência das três etapas do planejamento – mas, sem dúvida, é o mais importante. O planejamento semanal é uma forma de economizar horas do seu dia a dia. É uma das ferramentas mais poderosas na administração pessoal – e pode fazer toda a diferença.

As pessoas, em geral, costumam pensar apenas no planejamento diário. Começam o dia preparando uma lista de coisas a fazer e saem correndo atrás do prejuízo. Esse modelo é extremamente reativo e propício ao aparecimento de urgências e circunstâncias ao longo do dia.

Quando você planeja uma semana inteira com base em suas perspectivas mensais e anuais definidas no seu planejamento pessoal (veja aqui como realizar o seu), está trabalhando de forma proativa. Passa a priorizar as tarefas importantes e a prevenir as urgências. É um processo simples, com o qual a qualidade de seu aproveitamento de tempo terá melhoras significativas.

planejamento semanal
Planejamento Semanal no Wish Planner Trimestral

DIFERENÇA ENTRE COMPROMISSOS E TAREFAS

Compromissos são ações com hora determinada para iniciar e acabar. As tarefas não tem a mesma rigidez: elas podem ser feitas ao longo de um dia ou de uma semana.  

QUATRO PRINCÍPIOS CHAVE PARA ORGANIZAR A SEMANA:

1. DESCARREGAR:

Além das urgências, a utilização da memória como agenda gera ansiedade. Quando não estamos tranquilos em relação ao que temos para fazer, tendemos a nos preocupar com o volume de coisas a serem feitas, e isso, a médio prazo, além de prejudicial à produtividade, é nocivo à saúde. O princípio de descarregar é poderoso por dois motivos: primeiro, ele permite que você reduza a ansiedade e minimize a tendência de urgências, pois promove a segurança de ter suas demandas armazenadas em um local seguro e permite que os princípios de planejamento e antecipação aconteçam. E segundo, ele é a única forma de começar a criar o modelo mental que vai lhe proporcionar mais tempo, pois permitirá que você estabeleça prioridades, visualize o que tem de ser feito e administre o volume de horas diárias. O princípio de descarregar consiste em tirar da cabeça qualquer tipo de “coisa a fazer” e colocar em alguma ferramenta, como o papel.

2. PLANEJAR:

O planejamento ajuda a dar uma visão daquilo que deve ser feito e de como será feito. Ajuda a reduzir os riscos e prever resultados.

Os passos para o planejamento semanal são:

Passo 1 – Ações ligadas à identidade

Passo 2 – Ações ligadas às metas conectadas

Passo 3 – Projetos & antecipação 

Depois que as ações relacionadas com a identidade (propósito) e com as metas estiverem planejadas e devidamente anotadas no planner, é o momento de definir as tarefas e os compromissos rotineiros a serem cumpridos.

Atividade para visualizar seus papéis e áreas da vida no Wish Planner Trimestral

Neste passo é feita a revisão dos seus projetos para agendar tarefas e compromissos que deverão ser executados na semana. Mais do que simplesmente executar de maneira frenética, é preciso dar sentido ao seu tempo diário, para que ele reflita uma vida baseada na esfera da importância.

Cada ação deve ser tratada de forma que se acomode a seus objetivos e àquilo que foi planejado. Esse é o propósito desta fase: ajudar você a tomar decisões certas para as diversas ações que o dia lhe proporciona.

Antecipe tudo o que você acha que possa dar problemas e conte sempre com os imprevistos. Uma vez antecipados, eles nunca entrarão na esfera da urgência.

3. PRIORIZAR:  

Estou priorizando as coisas importantes na minha vida? Sua qualidade de vida está diretamente ligada às suas escolhas e prioridades. Experimente separar suas demandas de acordo com a classificação: Importante, urgente e circunstancial.

A priorização também pode ser feita com base no ambiente ou na situação. O que você tem condições de fazer no local? Acesso a um computador? Acesso a um telefone? A pessoa com a qual você precisa falar está presente? Por exemplo, se você priorizou suas ligações para o fim do dia, mas está esperando seu voo no saguão do aeroporto e com seu celular disponível, que tal adiantar as ligações para aproveitar a situação? Para isso, você pode criar listar de tarefas divididas por situações. Como: No trabalho. Em casa. Na rua. No computador (offline / online). Ao telefone.

Compre o caderno Pontilhado na Loja Online

A priorização diária é de fato eficaz quando executada em conjunto com o planejamento semanal, que “descarregou” para os dias da semana seus afazeres e prioridades de metas e projetos e que agora serão realizados.

Quando você não sabe exatamente o que vai fazer no seu dia, sem dúvida perderá tempo gastando energia tomando decisões precipitadas e atendendo às urgências e circunstâncias.

4. EQUILIBRAR :

Outra dica importante é ter muito cuidado com as segundas-feiras, pois estatisticamente são dias com maior volume de atividades que, se não forem executadas, estragam todo o planejamento da semana. Nas segundas, planeje menos atividades, evite reuniões e concentre-se em fazer com que esse dia seja bem resolvido. É preciso, em primeiro lugar, perceber que, com disciplina, conseguimos fazer o que realmente é importante para nós, sem nos deixar vagar livremente, incorrendo em inúmeras horas perdidas, em desejos que não se realizam.”

Somos uma empresa especializada na criação de planners com metodologia. Conheça os nossos planners e saiba o que eles podem fazer por você.
R$54,00
R$30,00

 

É muito prazeroso quando terminamos o dia e temos a sensação de que valeu a pena, e isso só acontece quando nossas atividades estão de acordo com nossas metas, com nossa identidade e com as coisas que nos trazem equilíbrio. Isso é viver seu tempo com sabedoria, fazendo valer a pena.

Baseado no livro A tríade do Tempo de Christian Barbosa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *