Plano de Estudos: passo a passo para montar o plano perfeito

Montar um plano de estudos pode ser uma complicação para alguns estudantes e concurseiros. Já parou para pensar que você deve saber, por exemplo, quando deve estudar e quanto tempo estudar cada matéria? Por isso, muitos sequer montam o seu, mas um plano de estudos bem formulado é essencial para saber como agir para atingir um ótimo resultado.

Outros muitos até tem em mãos um plano de estudos, mas não levaram em consideração formulá-lo de acordo com a sua própria realidade, e por esse motivo acabam por não conseguir segui-lo.

Para te ajudarmos nesse planejamento disponibilizamos aqui esse Passo a Passo para você ser capaz de montar um plano de estudo que associe as suas necessidades ao gerenciamento de tempo que é o ponto primordial aqui:

1. Defina seus objetivos de estudo

Quem tem um porquê enfrenta qualquer “como”. Então, tenha em mente o seu propósito e como o estudo irá te levar a alcançar seus objetivos. Nesse post mostramos como você pode montar metas inteligentes.

2.  Analise o seu tempo

Descubra quantas horas semanais de estudo você tem disponível.  O ideal é que tenha em média 20 horas semanas.

3. Estabeleça sua rotina semanal

Defina os blocos de tempo dedicados a cada atividade. Aqui mostramos como fazer um planejamento semanal eficaz. 

4. Defina o tempo de estudo de cada matéria

Um erro muito comum é não ter definido o tempo a se dedicar a cada matéria de acordo com o peso / importância e o grau de facilidade de cada uma. Se isto não é definido, você acaba dedicando o mesmo tempo para todas ou deixando de lado algumas sem nenhum critério.

5. Monte seu ciclo de estudos

Aqui está o pulo do gato. É nesse ciclo que você montará o seu roteiro de estudos. Diferente da grade de matérias, onde cada matéria tem um dia fixo para ser estudada, o ciclo de estudos é um método mais flexível de organizar a ordem das matérias a serem estudas. Nele você inclui as matérias e seus respectivos tempo que foram calculados acima. Durante o bloco de horas de estudo definido na semana, você irá estudando as matérias ciclicamente.

Agora que você já se organizou comece a estudar para conseguir resultados. Mas lembre-se, as técnicas apresentadas aqui são uma sugestão para te ajudar. Para isso, você precisa constantemente avaliar seu desempenho, ver o que realmente está dando resultado e adaptar o que for necessário. Bons estudos!

Gostou dessas dicas e quer colocá-las em prática com um Planner criado para organizar seus estudos? Inscreva seu e-mail e receba uma notificação sobre essa novidade da Wish Planner.

Receba novidades e promoções exclusivas

Entre para a nossa lista de e-mail e seja notificado sobre o lançamento do nosso Planner de Estudos

Posts Relacionados

Gostou desse post? Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades
Seja notificado quando um novo post sair, além das nossas promoções especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *