Produtividade pessoal: Como manter o foco no que realmente importa

Para nós do Wish Planner ter uma produtividade pessoal não é necessariamente “fazer mais”, mas sim fazer o essencial para a sua vida. Por isso o primeiro passo para uma vida mais produtiva é o autoconhecimento. Com isso você saberá o que é importante para você e onde focar.

Quantas vezes realizamos tantas tarefas ao longo do dia e mesmo assim chegamos ao final com a sensação de que não fizemos nada? O corpo se cansa e a mente vai perdendo a criatividade em tarefas sem importância.

Eu te convido a fazer um exercício de reflexão sobre os objetivos que você deseja alcançar. Se você não leu, vale conferir a postagem onde falamos sobre Como planejar seus objetivos pessoais em 5 passos universais.
Feito esse alinhamento, daremos algumas dicas do que realizamos ao longo desse tempo e que tem funcionado para nós.

 

1. A regra dos dois minutos

Se uma tarefa é simples e vc consegue realizá-la em menos de dois minutos, tente fazê-la imediatamente – mesmo que esteja trabalhando em algo mais complexo. Assim as coisas simples não se acumulam e não viram uma bola de neve. Essa dica vale para muitos aspectos na nossa vida e vai além da produtividade pessoal. Quantas vezes deixamos de lavar um prato na hora e ao final do dia vamos só acumulando e a louça vira uma pilha enorme. Imagine o esforço economizado se tivéssemos feito isso na hora, não é mesmo?

 

2. Crie listas para suas tarefas

Uma maneira simples e prática de organizar as nossas tarefas é realizar uma lista. Você pode ordenar as suas tarefas por prioridade para para garantir que realizará aquilo que é essencial para você. Uma ótima forma de montar listas de tarefas é o método action.

 

3. Utilize o poder do papel

Nós realmente acreditamos na energia que escrever no papel pode ter. Além de ajudar na criatividade, escrever é uma ótima maneira de aumentar a sua capacidade de memorizar algo. A dica aqui é utilizar o papel como uma caixa de entrada, anote tudo o que você quer cumprir a curto prazo. Depois programe de acordo com a natureza. Se for algo que você precisa fazer no dia e precisa de uma ação anote na visão semanal, se for um compromisso com hora e data marcada anote na visão mensal.

 

4. Coloque em prática o método de pomodoro

Esse é um dos métodos de produtividade pessoal que mais falamos por aqui, não é mesmo? Isso porque é uma das maneiras mais simples e eficientes de ganhar produtividade. A ideia é trabalhar com ciclos de produtividade de 25 minutos e fazer um intervalo de 5 minutos. Você pode ver o passo a passo de como realizar o pomodoro na nossa postagem.

 

5. Não tente ser multitarefa

Você conhece alguém que se gaba por ser multitarefa ou ao menos desejou ser assim? Se sim, tenho uma notícia, não existe nada de bom nisso. Estudos comprovam que nós não temos essa capacidade e em geral quem tenta realizar tarefas simultâneas tendem a ter uma queda de 40% em sua produtividade pessoal. Por isso, é mais prazeroso e produtivo focar em um tarefa por vez. Você terá um desempenho muito melhor. =)

 

6. Estabeleça prazos

“Se você não pode medir, não pode gerenciar“, essa é uma das mais famosas frases de Peter Drucker (famoso escritor e consultor de administração). E isso também vale para as nossas vidas. Uma boa forma de verificar o nosso avanço é estabelecer prazos para todas as tarefas. Além de ser uma forma prática e bastante funcional de evitar atrasos e problemas de entrega. Tarefas sem prazo definido certamente são fontes de perda de tempo e isso é algo que ninguém aqui quer que aconteça. Certo? De preferência crie um prazo com folga, assim você cria uma margem de segurança para evitar qualquer imprevisto que possa acontecer e atrapalhar o cumprimento da tarefa.

Você sabe o que é meta SMART? Essa técnica pode ser bastante útil para os seus objetivos. Saiba mais nessa postagem.

 

7. Aproveite o ócio

Passar um tempo desconectado, ocioso, pode fazer bem para você e estimular a sua criatividade. A tecnologia trouxe inúmeros avanços para a nossa vida, não podemos negar isso. Mas lembre-se que com grandes poderes vem grandes responsabilidades. Devemos saber utilizar a tecnologia ao nosso favor e não deixá-la dominar todo o nosso tempo. Quantas vezes entramos no elevador e já sacamos o smartphone para ver alguma atualização do facebook, ou entramos no ônibus já enviando mensagem para os inúmeros grupos de whatsapp? Simplesmente sobrecarregamos o nosso cérebro com fluxos de informação inesgotáveis e não damos tempo para ele processar. As grandes invenções da humanidade surgiram a partir do ócio e da observação, por isso é importante dar esse tempo e simplesmente aproveitar o vazio das nossas mentes. É nesse momento ocioso que costumamos pensar em saídas mais criativas para os nossos problemas. Você vai ver quanta coisa boa irá surgir.

 

8. Diga não

Começamos o nosso texto falando sobre a falácia do “fazer mais” e isso está diretamente ligado com o poder do não. Esse é um exercício que tenho melhorado bastante na minha vida e que ainda é um grande desafio. Quantas vezes não entramos em reuniões que a nossa presença não era crucial? Ou pior, quantas vezes aceitamos fazer uma tarefa que não tinha a ver com a nossa atribuição? Isso só serve para bagunçar as nossas prioridades e acabar com a produtividade pessoal. Tudo porque não queríamos ser mal vistos ao responder com um simples não.

Eu não sei de onde criamos essa imagem que o não é algo ruim, mas se você tem essa percepção é bom mudar isso JÁ. Não significa que falaremos não para todas oportunidades, mas se trata de fazer as coisas que estão relacionadas com o nosso planejamento. Acredite, quando você começa a ter mais consciência dos seus objetivos o não se torna algo natural e as pessoas te respeitarão ainda mais, pois sabem que você é uma pessoa com foco.

 

Espero que essas dicas te ajudem e que você possa aplicar para ter uma vida mais satisfatória e feliz. Se você tiver mais alguma dica compartilhe com a gente nos comentários. =)

 

Posts Relacionados

7 thoughts on “Produtividade pessoal: Como manter o foco no que realmente importa

  1. Thaisa says:

    Estou adorando o Blog de vocês. As dicas são muito úteis e práticas. Parabéns pelo conteúdo. Comprei o Wish Planner e estou tendo muitos resultados positivos na minha busca por maior produtividade.

    • Wish Planner says:

      Ficamos muito felizes em saber que estamos ajudando, Thaisa. Espero que vc possa aplicar todas as dicas no Wish Planner. 🙂 Se vc tiver qualquer dúvida pode entrar em contato que estamos aqui para te ajudar. o/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *