Como resolver problemas usando o pensamento visual

As ideias que vamos expor aqui não são novidades, elas são um resultado de um mix de outras ideias inspiradas basicamente nos livros Desenhando Negócios de Dan Roam e The Scketchnote de Mike Rohde. Se você quiser se aprofundar nesse tema recomendamos fortemente a leitura desses livros. Ambas leituras estão ligadas com o visual thinking. Através de ferramentas visuais podemos ter uma compreensão melhor do todo. Essas ferramentas nos ajudam a filtrar as informações que são necessárias para resolver problemas e imaginar diferentes soluções.

Falaremos a seguir sobre o processo que realizamos para resolver problemas utilizando o visual thinking.

Olhar

image

Tudo começa com o olhar. Isso pode parecer muito óbvio, mas quantas vezes ao tentar resolver problemas já partimos para a solução sem ter uma visão melhor sobre o que ocorreu? Por isso o processo de olhar é importante. Precisamos ter uma percepção da ideia como um todo. Se possível reúna as informações (mesmo que de forma bruta) daquilo que você está tentando representar e avance para o próximo passo.

Ver

image

Essa é a etapa de análise da informação coletada. Agora que você tem as informações básicas, comece a compreender melhor o problema. Analise a situação e tente avaliar o que está ao seu redor. Tente fragmentar o problema em outros problemas menores para entender como ele funciona. Ou se você tiver informações suficientes, tente responder as 6 perguntas indicadas por Dan Roam: Quem/O quê, Quantos, Onde, Quando, Como, Por quê.

Imaginar

image

Imaginar é uma das minhas partes favoritas. Agora que você já tem uma ideia mais clara do problema que pretende solucionar, reflita na representação visual que melhor ilustra o seu problema. Feche os olhos do rosto e abra os olhos da mente. Isso te ajudará a simplificar e clarear as suas ideias. Permita que a sua mente trabalhe e assuma o comando para deixar as coisas de uma forma que você possa traduzir ideias em desenhos e rabiscos. Lembre-se que não estamos fazendo arte, estamos estruturando o problema de forma mais visual. Mantenha tudo simples.

Traduzir

image

Agora chegou o momento de traduzir tudo isso no papel! Mãos a obra!!! =) Com essas imagens em mente começamos a sintetizar e visualizar as ideias, utilizando nossas mãos para desenhar ou escrever. E então? Como você vai representar o problema? Fará um desenho? Ou vai escrever palavras com tipografias diferentes? E por que não misturar os dois? Utilize canetas, lápis, post-it. Enfim, tudo o que tiver em mãos. Não esqueça de transformar tudo em ações e se quiser uma ajuda a mais para executar as ações, utilize a técnica de pomodoro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *