Saiba como buscar a sua realização pessoal com a Roda da Vida

A felicidade plena depende de diversos fatores de nossa vida como a maneira que nos vemos, como são nossos relacionamentos, como lidamos com nossas carreiras, nos portamos diante do mundo e a maneira que nos vemos. Pensando nisso, os Hindus chegaram à conclusão de que era necessário ter um sistema onde a pessoa pudesse avaliar cada parte importante de sua vida para entender quais pontos estão satisfatórios e quais precisam de atenção e, assim, criaram a Roda da Vida, que é uma técnica de avaliação pessoal separada em setores que são essenciais para encontrarmos um equilíbrio pessoal.

As áreas da Roda da Vida

A Roda da Vida trata-se de um círculo dividido em oito, dez ou doze partes como um gráfico de pizza, representando, geralmente, os aspectos pessoais abaixo. Nos nossos planners simplificamos a roda da vida em oito principais áreas:

Relacionamentos: a maneira que você se relaciona com pessoas próximas, se é aberto com essas pessoas, qual a frequência afetiva recebida, como é o diálogo e como os conflitos são resolvidos.

Hobbies: O tempo que você gasta com atividades que te dão prazer e te relaxam. E se aproveita momentos de lazer com qualidade.

Finanças: aqui você irá avaliar se seu rendimento financeiro é o suficiente para suprir necessidades básicas, se é o suficiente para que você tenha uma vida confortável ou se é um problema constante em sua vida.

Intelectual: o tempo que você gasta investindo em sua educação, se o conhecimento que tem é satisfatório, se realiza algum curso e o grau de satisfação com sua vida acadêmica.

Espiritual: avaliar a sua força e equilíbrio interno, a maneira que você lida com sua fé e preceitos que acredita.  E se eles estão alinhados com a visão que você tem de moral e se são coerentes com seus valores.

Carreira: avaliar se o que você faz te traz satisfação, se é o que você sempre quis fazer, se te traz benefícios, conhecimento e se você se sente bem em seu ambiente de trabalho e com as atividades que exerce.

Saúde: considerada pelos hindus a parte mais importante, pois sem saúde nada flui. Aqui você irá avaliar o cuidado que tem com sua saúde, se realiza exames periódicos, a maneira que se alimenta, se exercita seu corpo e tem um acompanhamento adequado.

Propósito e legado: Legado é o que você quer deixar para o mundo. Propósito é por que você quer atingir esse legado, é a sua missão como ser humano.

 

Como funciona a avaliação

Para realizar a avaliação, é necessário colocar uma nota (que vai de 0-10 ou 0% a 100%) referente à satisfação que você tem em cada área. Com o resultado final você saberá onde precisa dar um pouco mais de atenção e, consequentemente se sentir realizado e satisfeito com a situação que se encontra.

Essa técnica também ajuda com que a pessoa avaliada possa fazer uma reflexão de que ponto de sua vida se encontra e para onde quer ir, quais são suas prioridades, principais interesses e que pontos importantes está anulando, impedindo assim seu crescimento pleno. Para o sistema hindu, é necessário que cada esfera ou parte do gráfico tenha 60% de satisfação, caso contrário, se torna uma área que precisa urgentemente ser modificada. Ao identificar qual área apresenta deficiências, fica mais fácil de traçar um planejamento eficaz que ajudará você a trabalhar esse aspecto que está em falta, levando assim à uma vida mais prazerosa, produtiva e ao equilíbrio pessoal.

roda da vida

 

 

Referência: ibccoaching.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *