Mentes Organizadas: A empreendedora do Blogstorming, Tati Souza

Na nossa quinta entrevista da serie Mentes Organizadas falaremos com Tati Souza, sócia e empreendedora na Blogstorming. Uma startup que une o Blog (Marketing de conteúdo), Branding e Coaching para externar propósitos e levar para o mundo em forma de conteúdo na web. Hoje saberemos como funciona uma rotina com responsabilidades tão diversificadas e como ela faz para tirar o melhor proveito do dia.


Nas atividades do seu dia a dia, no que você se considera expert?
Qual é o seu segredo?
Criar relacionamentos. Eu amo compartilhar experiências e ter o retorno das pessoas. O segredo é fazer isso de coração. Realmente me abro para as amizades que podem vir, e elas vem, com todos os bônus possíveis. ♥ 

Como você faz para não perder os seus objetivos de vista? Você tem algum rito para ficar sempre em contato com as suas prioridades?
Do lado do meu computador, montei um painel de inspirações. Nele está meu canva, o manifesto do Modices - que me inspira - e algumas fotos com amigas, em eventos e o cartão da empresa. Todo dia - ou quase - eu chego no escritório, medito e paro pra olhar para eles antes de abrir o trello. Funciona bem por aqui! 🙂 

Eu sou muito atenta as minhas revisões semanais. Toda semana entro em contato com meus objetivos e projetos e isso me ajuda a manter o foco. O meu ritual de revisão semanal acontece geralmente aos domingos no final de tarde. Vou para um lugar tranquilo, coloco uma música, separo os meus materiais (computador, caderninhos e canetas) e por uma hora fico concentrada em planejar a minha semana. É um ritual muito gostoso e que faz muita diferença pra mim, pois é o que me ajuda a ficar em contato com o que mais importa

Você usa uma ou mais técnicas e ferramentas para gerenciar o seu tempo?
Quais benefícios elas promovem?
Uso o Trello como ferramenta de gestão e dentro dele, montamos o
Kanban. Lá, listamos nossos projetos e depois vamos destrinchando tarefa por tarefa. Só podemos ter três tarefas na aba fazendo por vez. É nosso desafio diário.
O maior benefício é sempre ter uma visão geral do que temos de fazer e ainda assim conseguir saber passo a passo o que precisa ser feito primeiro. Facilita muito na fuga contra a procrastinação.

Sobre ferramentas, utilizo no  meu sistema o Evernote para gerenciamento de notas, Trello para gerenciamento de projetos com a equipe, Todoist para checklists e tarefas recorrentes e Bullet Journal para planejamentos e acordos. Possuo então um sistema misto de organização, que linka ferramentas analógicas com digitais.

Você pode perceber que o meu sistema foi montado com um apanhado de coisas que funcionam pra mim. O benefício então é que tenho ferramentas e técnicas que podem me ajudar com o meu fluxo. Gosto e aplico a organização personalizada. Cada pessoa tem um jeito e por isso mesmo, observar e descobrir o que funciona pra cada um é a melhor maneira de seguir.
quote-left
quote-left
quote-left

Se conheça para que você não aceite suas desculpas esfarrapadas. Assim, você sempre vai saber diferenciar quando realmente fez o que pode, e quando você só usou o problema para fazer menos do que deveria.

O que você faz para economizar o seu tempo?
Todo mundo sempre dá a dica de organizar tudo no dia anterior e eu já tentei, mas funciono melhor fazendo isso de manhã. Normalmente a Bruna - sócia ♥ - é que faz a listinha de tarefas do dia. Manter tudo sempre atualizado nos poupa muito tempo! 

Como você recarrega as energias? O que você faz quando quer esquecer o trabalho?
Às vezes leio, às vezes assisto a um filme na Netflix e outras vezes, em casos mais extremos, fujo pras montanhas (isso significa casa dos meus pais em Minas Gerais ou casa da sogra em Angra dos Reis).

Mas o principal é ter a consciência que a sua saúde mental vem em primeiro lugar e que esse momento de desligamento total é necessário para que tudo continue fluindo.  

É difícil esquecer completamente do trabalho, pois o que eu faço está muito relacionado ao meu próprio estilo de vida. Mas tenho minhas válvulas de escape e relaxamento. Medito todos os dias para exercitar a minha mente e isso sempre me traz muita energia.

Também faço Yoga e por uma hora fico completamente imersa na minha prática, sem pensar no resto do mundo. Gosto de estar na natureza, encontrar meus amigos e ver filmes. Geralmente quando o bicho pega e me vejo mais estressada, recorro a alguma dessas atividades e me sinto bem mais tranquila e com motivação para retornar ao trabalho posteriormente.

Se inscreva na nossa newsletter para ser notificado sempre que uma nova entrevista for ao ar!

Qual a principal dificuldade que você tem em manter a sua rotina organizada? 
Como você costuma reverter essa dificuldade?
Tenho uma rotina bem louca, entre dois empregos e duas casas. Com isso, tenho dificuldades em ter um rotina fixa. Então, trabalho muito a flexibilidade. Saber que as coisas muitas vezes não vão estar inteiramente sob controle, mas que estou fazendo o meu melhor. Mas, para isso, outra dica: Se conheça para que você não aceite suas desculpas esfarrapadas. Assim você sempre vai saber diferenciar quando realmente fez o que pode, e quando você só usou o problema pra fazer menos do que deveria. 

Rapidinhas
Qual livro você sempre indica aos seus amigos?
Roube como um artista - Austin Kleon. É uma leitura rápida, fácil e que muda a sua forma de trabalhar a criatividade.  

Qual é o melhor conselho que você já recebeu?
Ninguém tem certeza do que está fazendo e qual será o próximo passo. A diferença entre dar certo ou não é se você vai paralisar por conta das incertezas, ou vai dar o seu melhor e fazer acontecer. Decidi fazer acontecer!

Complete:
Minha manhã perfeita começa com ... meditação.

Meu dia ideal não pode faltar… escrita.

Estou lendo… Mindset - A nova psicologia do sucesso

Eu adoraria ver... Thais Godinho  responder essas mesmas perguntas.


https://gabrielabrasil.com

Gostou? Continue acompanhando o Tati, conheça os projetos dela:

 Blogstorming * Facebook * Instagram * Instagram da Tati

O projeto Mentes Organizadas foi inspirado no How I Work. Aqui entrevistamos pessoas que nos inspiram sobre como elas se organizam para uma vida produtiva, para compartilhar esse aprendizado com mais pessoas.

Se você tem alguém para nos indicar que gostaria de ver por aqui nos envie um e-mail 🙂

Posts Relacionados

One thought on “Mentes Organizadas: A empreendedora do Blogstorming, Tati Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *