Como equilibrar vida pessoal e profissional no empreendedorismo

A Luísa é formada em Administração de Empresas pela PUC-Rio, certificada como Personal Organizer pela Oz! e fundadora da Lu Gabi, que ajuda empreendedores a organizarem suas rotinas com soluções práticas e sustentáveis. O empreendimento dela foi selado pelo programa Shell Iniciativa Jovem 2018, e por isso sentimos que faz parte da família Wish Planner, pois fomos selados no nosso ano de nascimento. Aproveitando a expertise da Luísa, a convidamos para compartilhar com a gente algumas dicas certeiras para quem tem o próprio negócio e está com dificuldades de equilibrar a vida pessoal e profissional. Esperamos que gostem!

Como ser dono do seu tempo e do seu negócio

Ter o próprio negócio é o sonho de milhares de pessoas. Já ouvi diversas vezes frases do tipo “não quero mais ter patrão” e “não vejo a hora de ter minha própria empresa”. Ser dono do seu próprio nariz é algo muito prazeroso, porém, nem sempre é assim quando resolvemos ser donos do nosso próprio negócio. Ser o “patrão” requer muitos cuidados, principalmente o cuidado com a sua vida pessoal, porque misturar a vida pessoal com a profissional pode acontecer em um piscar de olhos, e se você não estiver mentalmente e fisicamente organizado, alguma das duas vidas acaba indo pro ralo, ou seja, ou você vai viver trabalhando ou você nunca vai ganhar dinheiro.

É nesse ponto que a organização se torna algo primordial. Ter uma rotina (não estou falando que você terá um dia a dia engessado) vai te ajudar a resolver os assuntos do trabalho e ter tempo para a sua vida pessoal, ou seja, ficar com sua família, amigos e até fazer aquele exercício físico que você sempre tentou e nunca conseguiu.

Avaliação 5.00 de 5
R$35,00
Avaliação 5.00 de 5
R$30,00

Acredito que você deva estar se perguntando “mas Luísa, como eu vou dar conta de tudo isso?”.

Planejando

Bom, eu sempre digo que a organização para acontecer e ser mantida, tem que encaixar no estilo de vida que você leva hoje e ser planejada para o estilo de vida que você busca. Isso quer dizer que você vai começar listando TUDO o que você faz hoje na sua vida profissional e pessoal em uma folha de papel, e em outra você vai listar TODOS os seus desejos, desde lavar a louça toda antes de dormir até contratar um profissional para alguma área da sua empresa. Dessa maneira será possível visualizar as tarefas que você faz atualmente, as que você vai começar a delegar para outras pessoas e as que estão apenas te consumindo tempo. Isso mesmo, existe algumas coisas que fazemos no nosso dia a dia que apenas consomem nosso tempo e não nos traz nada de benéfico para nossa vida.

Veja aqui como fazer sua matriz de prioridades de forma visual.

Essa é a primeira parte para encontrar o seu método de organização, o modo como você terá uma rotina e não deixará o seu dia engessado, ou seja, como você terá mais tempo para realizar suas tarefas e se dedicar para atividades que te dão prazer.

No dia a dia

Feito essa lista de atividades atuais e futuras, comece a observar o seu dia a dia, o que você faz quando acorda até a hora que vai dormir. Comece a se perguntar se a tarefa é mesmo importante para você e o que ela vai te trazer de bom, uma dica aqui é fazer isso para todas as tarefas desde as grandes até as minúsculas, como mexer nas redes sociais. Assim você começa a fazer o seu cérebro diferenciar uma tarefa realmente importante daquele hábito ruim que está no automático.

Para termos mais tempo pra gente, para o nosso negócio e consequentemente para o que damos valor, precisamos aprender a criar bons hábitos para nosso cérebro, e esses hábitos serão criados com a persistência. Criando os gatilhos para bons hábitos e aliando isso com a persistência, você vai perceber que ter o seu método de organização e dar conta de tudo será mais fácil do que você sempre imaginou. É claro que vai levar um tempo, nada na vida acontece do dia para a noite, mas nada é impossível. Mãos à obra, arregace as mangas e aproveite a busca pela organização que vai funcionar para você.

Por Luísa Gabriela Monte.

Aproveite e realize o planejamento estratégico do seu negócio com o Wish Planner de Empreendedorismo:

Ver mais detalhes

Posts Relacionados

Gostou desse post? Assine a nossa newsletter e não perca nossas novidades
Seja notificado quando um novo post sair, além das nossas promoções especiais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *